Jogo(s) do dia 29 Janeiro 2011

Taça AF Portalegre - Seniores Femininos - 1.ª Eliminatória
CD Portalegrense 1925  0
FC Crato  0
Sete inicial: Alexandra Rosado, Teresa Costa, Diana Anselmo, Sandra Cabana, Cristiana Relvas, Tânia Silva e Vanessa Almeida.
Suplentes: Helena Ribeiro, Cristina Pereira, Sara Alves, Maria Marques e Ana Raquel Anselmo
Após penaltis: 2 - 3

(Crónica ao jogo por: FC Crato - Secção Futebol Feminino): "A equipa do Futebol Clube do Crato iniciou a sua participação nesta prova com uma deslocação a Portalegre para defrontar a equipa do CD Portalegrense 1925. Encontro este que viria a terminar com uma igualdade a 0-0. O jogo só seria decidido através dos pontapés da marca de grande penalidade com um 2-3 favorável ao FC Crato. Este encontro fica marcado pelo domínio do principio ao fim por parte do FC Crato, onde esbanjou oportunidades mais que suficientes para resolver as coisas no tempo regulamentar. O FC Crato iniciou o jogo com uma toada extremamente ofensiva e não fossem as perdidas incríveis dos primeiros minutos, a história do jogo seria certamente outra e os penaltis poderiam ter sido evitados. A primeira parte ia decorrendo com o FC Crato sempre por cima do jogo a esbanjar “golos feitos” e com o CD Portalegrense 1925 na expectativa e sempre que podia a lançar perigosos contra ataques, mas sem criar perigo para a baliza Cratense. Chegou a segunda parte, mas a história manteve-se ainda de forma mais acentuada. O domínio do FC Crato a meio da segunda parte chegou a ser asfixiante não deixando o adversário sair do seu meio campo com a bola controlada. O CD Portalegrense 1925 limitava-se a defender e a pontapear a bola para longe da sua baliza na procura de lançar contra ataques que iam sendo bem anulados pela defesa Cratense. Quanto ao FC Crato, até final do jogo, mais do mesmo. Domínio absoluto, mas chegadas à baliza contrária a bola não queria entrar... ou por infelicidade... ou por falta de calma... ou porque a guarda redes contrária fazia brilhantes defesas. O jogo acabava assim por ter que ser decidido através da marca de grande penalidade, onde também aí o FC Crato acabou por ser superior.

Marcha do marcador nas grandes penalidades (marcaram penalti pelo FC Crato as seguintes jogadoras):
Sandra Cabana (falhou), Tânia Silva (1-0), Teresa Costa (2-1), Vanessa Almeida (falhou), Alexandra Rosado (falhou) e Maria Marques (3-2).
O plantel do FC Crato neste jogo votou para melhor em campo em Teresa Costa.

Reacções ao jogo:
Júlio Contente - Treinador do FC Crato: "Este jogo veio provar o que eu venho dizendo desde à algum tempo a esta parte. Tivemos um encontro onde só pecamos na finalização e depois como castigo tivemos de ir para penaltis resolver a partida. Criamos oportunidades mais do que suficientes para golear, mas a bola estava numa tarde que não queria entrar na baliza contrária. Controlamos o adversário, envolvendo-o completamente na nossa teia. Caímos em cima da equipa contrária com uma pressão muito alta para lhe retirar a bola no meio campo defensivo e lançar logo de seguida fortes ataques. O CD Portalegrense 1925 mais não fez do que um ataque ou outro esporadicamente sempre controlados à zona pela nossa equipa e de lançar alguns contra ataques depois de pontapear a bola directa da defesa para o nosso meio campo. Neste jogo pecamos foi na finalização e é um aspecto a corrigir daqui em diante. Não podemos esbanjar oportunidades na quantidade que foram e muitas delas flagrantes. Somos uma equipa nova e em crescimento que jogo após jogo se apresenta cada vez mais forte e com uma identidade bem definida. Eu já tinha avisado de que a minha equipa estava a crescer. Quando começamos a época, curiosamente contra este mesmo CD Portalegrense 1925 e no mesmo local, muitos que não nós, festejaram o empate na altura a 1-1 e contra a minha equipa surgiram criticas injustas. Pois bem, só quem está neste balneário é que tem moral para falar do que quer que seja e nós na hora avisamos logo os mais distraídos que andam no mundo do futebol feminino. Que aquele jogo, era apenas um jogo que coincidia com o começo do campeonato e que dia 29 Janeiro iríamos lá desempatar a nosso favor no jogo da taça. Pois bem, calamos os mais cépticos e seguimos o nosso caminho. Agora enquanto outros vão assistir de fora, nós vamos é esperar pelo sorteio e só depois vamos pensar no adversário que se segue nesta prova. Por fim, quero dar os parabéns à minha equipa, porque ela sim é importante e que finalmente dá mostras do que queremos todos. É crescermos humanamente e em termos futebolísticos a cada dia que passa. Isto tudo passa por ir-mos aprendendo como equipa jogo após jogo."

Teresa Costa - Jogadora do FC Crato: "Posso dizer que foi um jogo bem disputado pelas duas equipas com muitas oportunidades falhadas. Num jogo 'mata-mata' não podemos desperdiçar as muitas oportunidades que tivemos durante todo o jogo. Temos que saber jogar as sete mais em conjunto… que compreensivelmente ainda é difícil, visto que há algumas jogadoras novas na equipa, eu inclusive. No geral, gostei de ver a equipa por vezes a jogar em conjunto, havendo ainda alguns pontos a melhorar. Podendo isso acontecer com a presença do maior número de jogadoras nos treinos. Quanto à minha prestação, fiz o que sei e o que pude, não estando ainda na minha melhor forma, visto não me ser possível treinar. A todas os meus parabéns e os votos de uma boa continuação nas provas em que entramos."




Campeonato Distrital de Seniores  -  11.ª jornada
ACD Póvoa e Meadas  4
Marcadores: João Maltez, Helder Piui e Ricardo Oliveira "Didi" (2)
AD Alter  1
Marcador: Eduardo Ventura
Ao intervalo: 2-1
Marcha do Marcador: 0-1 / 1-1 / 2-1 / 3-1 / 4-1

(Comentário ao jogo por: Hugo Mangerona  ACD Póvoa e Meadas): "Um jogo que começou muito táctico que se tornou complicado por culpa nossa, tendo assim ser obrigado a mudar a estratégia de jogo, e como tem sido habito nos últimos jogos conseguimos dar a volta ao jogo e passando o resultado de 0-1 para 2-1, depois disso e com uma atitude digna da parte da equipa do alter que começou a jogar sem medo de nada num 5 para 4 a nossa equipa limitou-se a defender bem e aproveitar o erro do adversário chegando nessas condições ao 4-1 final.
Quero também deixar aqui um elogio a equipa do alter que mesmo estando a perder teve sempre um comportamento correctíssimo preocupando-se só em jogar a bola o que é sempre bom para o desporto."


(Comentário ao jogo por: Sebastião Passeiro - AD Alter): "Em primeiro lugar queria pedir desculpa a todos os seguidores do Blog ao não ter comentado os jogos da 9ª e 10ª jornada, por vezes a nossa vida profissional não nos permite.

   Relativamente ao jogo, nesta deslocação a Castelo de Vide, deparamo-nos com bastantes baixas, inclusive os dois GR, apenas contando com 7 jogadores de campo. Decidi colocar um jogador de campo a GR, que apesar de ainda júnior (escalão), correspondeu bem aos lances atacantes da equipa adversária.
   Com apenas 6 jogadores de campo, a nossa estratégia tornou-se mais defensiva, tentando aproveitar erros adversários e saindo rápido na transição defesa -ataque.
   Entramos no jogo concentrados e "agressivos", logo deu frutos, inaugurando o marcador com um excelente trabalho do pivô a rodar sobre o fixo e marcando. Nas poucas situações de golo por parte do adversário, conseguem chegar a vantagem antes do intervalo, surgem de desatenções nossas, movimentos defensivos básicos a rever.
   De referir que no primeiro tempo, após recuperações de bola e em superioridade numérica a minha equipa não conseguiu finalizar 3/4 situações de golo, talvez sendo esse o momento chave do jogo.
   Na segunda parte, a equipa da Povoa passa a exercer um pouco mais de pressão e controle do jogo, cria diversas ocasiões de golo, apesar de a minha equipa através de lances de contra-ataque e de bolas paradas ia dando sempre trabalho ao GR adversário. Quando falta 11 minutos para o fim do encontro, a Povoa faz o 3-1, numa desatenção minha em que não defendo como peço muitas vezes o segundo poste. Após o golo e pedindo o nosso tempo de morto, faço entrar GR avançado, toma-mos conta da posse de bola, remetendo a equipa da povoa para 1/3 do seu meio campo, com varias tentativas de remate, com algum saber e alguma sorte, a bola acabou por não entrar. Num ressalto após um remate a Povoa faz o 4-1 final.
   Só tenho de agradecer o esforço dado pelos jogadores da ADA, dignificaram em muito o nome da sua terra.
   Melhores dias virão, porque esta equipa reconhece que o lugar que ocupa na tabela classificativa não demonstra em nada o nosso real valor."

(João Maltez remata... ao poste!!)


Campeonato Distrital de Seniores  -  11.ª jornada
SIR  4
Marcadores: Bruno Santinhos (2), Paulo Paixão e Pedro Barreto
CCD Reguengo  6
Marcadores: João Vintém (3), Gonçalo Ribeiro (2) e Nuno Costa
Ao intervalo: 2-3
Marcha do marcador: 0-1 / 0-2 / 1-2/ 2-2 / 2-3 / 3-3 / 3-4 / 4-4 / 4-5 / 4-6

(Comentário ao jogo por: Vitor Barreto - SIR): "Novamente outro jogo que tivemos que correr atras do prejuízo e isso muitas vezes faz que a equipa em si em certos e determinados momentos não esteja concentrada e é nessas situações que sofremos golos.
A equipa do Reguengo entrou melhor no jogo do que nós esteve sempre mais concentrada e ganhou o jogo parabéns.
E não vou fazer mais comentários a partir do jogo de hoje pedindo desculpas ao meu amigo João Valente e a todas as pessoas que gostam e andam no futsal.
A razão para deixar de fazer é porque acontecem situações desagradaveis em que em nada ajudam a desenvolver o futsal, e como não quero ser mais um a mandar lenha para a fogueira vou deixar de fazer comentários para não ter que falar."

(Comentário ao jogo por: Jorge Garção - CCD Reguengo): "No passado sábado deslocamo-nos a Elvas para jogar contra a SIR, jogo tradicionalmente difícil pela qualidade do adversário.
A equipa sabia que em caso de derrota perderíamos a liderança deste campeonato, ao longo da semana senti que a equipa estava preparada para mais este desfio e com muita vontade de manter o 1.º lugar e foi isso que acabou por acontecer.
Entramos muito bem no jogo respeitando o adversário mas não os temendo, rapidamente criamos ocasiões soberanas de golo não concretizadas, umas vezes por falta de lucidez outras com falta de alguma sorte.
Pressionamos a SIR de forma inteligente e com uma dinâmica superior a do adversário fomos controlando o jogo, a SIR por seu turno também nos ia pressionando mas com simples processos íamos conseguindo sair a jogar.
Á passagem do  minuto 14 marcamos o 1º e mais que justo golo, a equipa jogava bem e passados 10 minutos aumentamos a vantagem para o 0-2.
Foram 24 minutos de boa qualidade da nossa parte, é então que tivemos 3 minutos de alguma desconcentração que nos valeram sofrer 2 golos, minuto 25 e 27.
Mas rapidamente reagimos e ao minuto 28 voltávamos de novo para a frente do marcador.
Para a segunda parte sabíamos que mantendo os níveis da primeira parte dificilmente perderíamos o jogo, começamos bem a segunda parte mas acabaria por ser a SIR  a chegar a igualdade aos 5 minutos, do 5º minuto ao 15º foi o período do jogo em que houve mais equilíbrio, com um verdadeiro ataque contra ataque, com golos para as duas equipas que no ponto de vista do adepto terá sido muito interessante, para que fiquem com uma ideia fizemos o 3-4 aos 10 minutos, aos 11 a SIR empata aos 13 e 15 marcamos nós.
A partir do 15º minuto controlamos  os ritmos e jogando um bom futsal fomos criando inúmeras situações de golo onde podíamos ter dilatado mais o marcador, umas vezes por falta de lucidez outras por falta de sorte, só o João Vintém ao longo do jogo enviou 4 bolas aos ferros.
No final venceu quem  foi ao longo de grande parte do tempo a melhor equipa, num bom jogo de futsal.
Aos meus jogadores dizer-lhes que é durante a semana que se começam a ganhar jogos e nisso vocês tem sido uns verdadeiros campeões."


Campeonato Distrital de Seniores  -  11.ª jornada
ADI Comenda  2
Marcadores: Flávio Gomes "Zezinando" e Ricardo Paulino
SC Campomaiorense  2
Marcador: Elton Carrilho
Ao intervalo: 0-0
Marcha do marcador: 1-0 / 1-1 / 2-1 / 2-2

(Comentário ao jogo por: Manuel Grosa - SC Campomaiorense): "Sobre este jogo quero primeiro referir que o Prof. Carlos Santos é que me relatou os factos relativo ao Comenda vs SCC, em segundo lugar acho que o clima no Futsal está a ficar um pouco pesado, acho que devemos dar um passo atrás e refletir, porque ofensas e troca de vocabulário pouco digno não é nada bom para todos Nós, depois dizer que vai na frente do Campeonato quem merece e ponto final, para terminar esta introdução, mesmo não estando presente no jogo, sei que jogadores do SCC não tiveram a melhor conduta e por isso peço desculpa em nome do Campomaiorense, o resto será tratado internamente.

A 1ª parte foi um verdadeiro festival de remates falhados e interceptados, mesmo jogando bem e dominando não se consegui-o, e chegamos 0-0 ao intervalo. Na 2ª parte a equipa acusou ansiedade e o tempo tornou-se o maior factor de pressão, a partir de certa altura foi o desnorte completo, e emocionalmente perdido, ficaram 2 pontos na Comenda porque não tivemos frieza e cabeça.
 Até para a semana, vamos prepararmo-nos para um grande "embate".
Divirtam-se se poderem!!!!!!!!!!"


Campeonato Distrital de Seniores  -  11.ª jornada
Sport Arronches e Benfica  3
Nisa Futal Clube  5
Marcadores: Carlos Ventura (3), Luis Semedo e Ricardo Magalhães


Campeonato Nacional de Seniores - 3.ª Divisão  - Série C
Sport Ereira e Benfica  7  -  Eléctrico FC  0
Ao intervalo: 0-0

(Comentário ao jogo por: Francisco Aragonêz - Eléctrico FC): "Com uma tarefa difícil, a equipa do Eléctrico visitou no passado sábado, a equipa do Ereira e Benfica, actual 1ª classificada da série e que apenas registou um empate em toda a 1º volta, vencendo os restantes jogos.
Ainda assim, a equipa do Eléctrico deslocou-se a Torres Vedras para vencer o jogo, pois tem qualidade para disputar todos os jogos que realiza, não indo apenas para “perder por poucos” ou “cumprir calendário”.
Na primeira parte, fizemos um jogo tremendo a nível defensivo, onde só, uma grande organização, concentração e capacidade táctica individual e colectiva, permitiu à equipa do Eléctrico terminar a 1ª parte sem nenhum golo sofrido e não possibilitando ao adversário oportunidades de golo. Excelente 1ª parte. Além de defender muito bem, a equipa do Eléctrico teve ainda 2-3 boas oportunidades de golo (em situação de 1 contra 0) que não conseguiu finalizar. Assim registava-se um empate a 0 bolas, no intervalo do jogo.
Na segunda parte, a equipa do Eléctrico mais desgastada, levava para o reatar do jogo, a estratégia de marcar primeiro e assim, enervar o adversário, de modo a concretizar o seu objectivo, que era a vitória.
Nos primeiros minutos da segunda parte, tudo igual, com o Ereira a imprimir um ritmo ofensivo muito forte e o Eléctrico a defender muito bem.
Pouco mais faltava do que 10 minutos para jogar, quando um atleta do Eléctrico conquista a bola a meio campo e isolado perante o guarda-redes adversário atira ao poste da baliza. A melhor oportunidade do jogo para a equipa alentejana.
Poucos minutos depois, num contra-ataque de 3*1 a equipa do Eléctrico perde a bola em zona ofensiva e sofre um contra-ataque que resulta no 1º golo da equipa de Torres Vedras.
Quando era preciso manter a concentração e capacidade de entrega, a equipa de Ponte de Sor desorganizou-se, desconcentrou-se e perdeu o controlo do jogo (que até ao momento ia tendo), acusando o grande desgaste físico a que foi sujeita durante os primeiros 30 minutos de jogo. Completamente desorganizada, a equipa do Eléctrico sofreu vários golos seguidos, acabando o jogo com 7 golos sofridos.
Pela descrição do jogo que aqui foi feita, parece-me um resultado excessivo pelo que aconteceu em campo. No entanto, os números não nos interessam, pois ia-mos para vencer e não para “perder por poucos” e arriscámos o que havia para arriscar. É essa a filosofia e, que terá de se manter.
Penso que a equipa fez um excelente jogo durante 30 minutos, e perdeu toda essa qualidade de jogo nos últimos 10 minutos, o que levou à derrota (pesada). Ainda assim e tirando um ou outro aspecto de desconcentração e falta de atenção no jogo, nada tenho a apontar aos meus jogadores, que foram extraordinários, inclusive a nível físico, pois foram sujeitos a um enorme desgaste (devido à qualidade do adversário)."

1 comentário:

pixeis disse...

No jogo entre a ACD Póvoa e Meadas vs AD Alter, podemos ver a presença de PMF e Rui Realinho (atletas do Póvoa e Meadas) na bancada, ambos por motivos de lesão.
O Blog deseja rápidas melhoras.