As respostas de Pedro "Gatxé"


Pedro Nuno Fonseca Teles, nasceu a 03 de Novembro de 1978, na localidade de Casa Branca. Este ilustre atleta do nosso futsal distrital, é a imagem de marca da equipa de Sousel.
Para além do Futsal sénior que outras equipas orientas? E o que fazes profissionalmente?
Além do Futsal sénior oriento já à alguns anos a equipa feminina de futsal da GMAD de Casa Branca, que inicialmente participava só em torneios de verão, mas que à duas épocas consecutivas disputa o Campeonato Distrital de Futsal Feminino, em Évora. Para além da equipa feminina estou ainda inserido no projecto de formação das escolas de futsal do Benfica, em Sousel, onde sou o treinador principal da equipa de juvenis. Gostaria de referir que tanto no futsal feminino como no futsal de juvenis, conto com a colaboração dos amigos Kaka e Tiago Rasquete, porque sem a presença de ambos não seria possível conciliar. A nível profissional faço a distribuição de correio ( carteiro ) em Casa Branca e exerço funções, através do Município de Sousel, no Pavilhão Municipal desta localidade.

"A equipa do SouJovem é liderada pelo histórico Pedro Teles "Gatchè" que já foi eleito várias vezes o melhor jogador " in FutsalBorbense.blogspot.com
Começamos por querer saber se te sentes como um dos melhores jogadores do nosso Distrital?
Sinto que faço parte de uma excelente geração de jogadores de futsal, assim como sinto que fiz parte de uma excelente geração de jogadores de futebol salão. No nosso distrital há excelentes praticantes, mas divididos por algumas equipas assim como no nacional onde temos uma equipa do distrito de Portalegre a competir na 3.ª Divisão.
Agora explica melhor porque te consideram um "histórico"?
Talvez derivado ao facto de a minha paixão pela modalidade durar desde os 15 anos, o que me deu a conhecer muitos adeptos, dirigentes, treinadores e jogadores de variadas equipas.
Qual a origem de "Gatxé"?
Até hoje nem eu próprio sei. Tenho um irmão mais velho que desde novo lhe começaram a chamar este nome, mas sem ele saber também a origem. Foi ficando, ficando, até que me começaram a chamar a mim também e pegou, durando já à muitos anos.
(* Mafy) Qual a tua habilitação de treinador?
Tenho o curso de treinadores de futsal - nível 1, realizado no Seixal pela Associação de Futebol de Setúbal. Recentemente participei também num clinic de futsal, em Coimbra com o prestigiado treinador brasileiro Fernando Ferretti. Tenho também uma acção de formação ministrada pelo seleccionador Orlando Duarte, no Estádio da Luz, englobado no projecto de formação de escolas de futsal em Sousel.

Conta-nos um pouco do teu percurso desportivo?
Iniciei a minha prática desportiva aos 15 anos no já extinto futebol de salão, passando pelos escalões de juvenis, júniores e seniores, representando sempre a equipa da Comissão de Melhoramentos do Concelho de Sousel. Depois com o aparecimento do futsal, representei as Galveias, dois anos no nacional e um ano no distrital. Voltei a representar Sousel um ano no nacional e outro no distrital pelo Atlético Clube, depois representei no campeonato distrital o Alter do Chão, a GMAD Casa Branca e novamente em Sousel na Soujovem, a dois anos consecutivos.

Quais os Titulos conquistados? E qual te deu mais "gozo" conquistar?
Fui 4 vezes campeão distrital, pelas Galveias, Atlético Clube Sousel, Alter do Chão e Associação Soujovem, vencendo também 3 Taças Distritais e 3 Supertaças. A mais saborosa sem dúvida, a conquista da última época, pela equipa da Soujovem devido ao facto de ter acumulado a dificil função de treinador/jogador.

(* Mafy) como defines para cada jogo a tactica a ser utilizada?
Normalmente defino uma táctica alternativa em função do adversário, definindo na pré época a táctica principal a ser utilizada ao longo do campeonato, treinado-a sistematicamente em variados exercícios.

Sendo a época passada, a primeira da secção de futsal da A. Soujovem, qual o critério de selecção que usaste para formar grupo?
Apesar da época anterior à conquista do campeonato não ter corrido de feição, procurei não alterar muito os jogadores, apenas reduzir um pouco o plantel e apostar em jogadores que pudessem treinar por forma a criar bases de rotina de treino e principalmente de união de grupo.
Que pensamento te assaltou, quando na recta final do Campeonato, perderam a liderança?
O pensamento foi geral para mim e para todos os jogadores, uma grande frustração e injustiça já que passámos quase todo o campeonato em 1.º lugar na tabela classificativa.
Que terapia usaste para reerguer o grupo de trabalho?
Fi-los acreditar que vencendo todos os nossos jogos tudo seria ainda possível e relembrá-los que o objectivo inicial não era a conquista do campeonato. O grupo respondeu favorávelmente, o rumo traçado nunca foi desviado, e quando se trabalha nos treinos como nós trabalhámos, acabasse por colher os frutos desse trabalho.

É normal filmarem os vossos jogos. Para recordação ou tem fins organizativos?
A filmagem dos jogos serve para análise do adversário dos pontos fortes e pontos fracos porque não estando do lado de fora, existem muitos promenores que me passam ao lado quando estou a jogar e que posso futuramente vir a explorar. Mas essencialmente serve também para corrigir erros da nossa equipa e aspectos em que devemos melhorar.

Como se prepara um jogo, como foi o último com o CCD Reguengo?
Como treinamos à sexta feira, este treino incide principalmente no modelo de jogo que vamos utilizar e estratégias de bola parada. Depois de analisados os pontos fracos do adversário, tento criar estratégias ofensivas nas várias fases do ataque e preparo defensivamente a equipa com grande rigor posicional, além da imprescíndivel garra, atitude e agressividade.

Em caso de vitória no próximo jogo, reentram na luta pelo Título, ou na verdade nunca deixaram de acreditar?
Mentiria se dissesse que depois da derrota expressiva com a SIR em Elvas, a equipa acreditou na revalidação do título. Não por não acreditar no potencial dos meus atletas e na confiança que tinha em ganhar o resto dos jogos, mas por achar que a diferença de pontos na altura seria suficiente para a SIR gerir, dado o enorme potencial desta equipa. A nossa equipa foi beneficiando da irregularidade da SIR e conseguiu chegar mais perto dos primeiros, permitindo que acreditemos novamente no título de campeões, com uma eventual vitória no próximo jogo.
Equacionando a vitória no campeonato, e segundo o teu ponto de vista, a Associação Soujovem tem agora condições para disputar os Nacionais?
Sinceramente não existem condições para se disputar os nacionais e não falo no aspecto monetário, uma vez que a Associação sempre trabalhou para nos oferecer as melhores condições de trabalho. Existe pouca formação de jogadores de futsal e os poucos que existem já não têm a mesma disponibilidade de antigamente ou estão divididos por vários clubes.
Do protocolo com o SL Benfica - futsal, que frutos estam e ainda podem vir a ser colhidos?
Os cerca de 60 jogadores divididos pelos variados escalões dão-nos garantias de futuro e sendo nós agora um exemplo para eles, queremos formar estes miúdos não só para o futsal como para a vida social. De certeza que são estes os jogadores que um dia vão disputar os Nacionais.
Quando chegar a altura de Gatxé só orientar as suas equipas, até onde gostaria de chegar?
Muito honestamente foi tema que nunca me passou pela cabeça, porque ainda quero desfrutar do futsal como jogador por alguns anos.

O que consideras ser necessário para se melhorar o futsal no distrito de Portalegre?
Acho que o essencial é a formação e todas as equipas do distrito deviam possuir esses escalões mas devidamente apoiados, não só pelas Camâras, Juntas, Associações, mas principalmente pela Associação de Portalegre. Cabe a este orgão, melhorar o futsal apostando na formação de novos atletas de futsal e na formação de dirigentes, massagistas, arbitros e treinadores. O futsal tem de começar a ser encarado com o devido respeito que esta modalidade merece e que bastantes praticantes gostam de usufruir, aumentando o seu número de ano para ano. Acho que seria interessante e fica a proposta para que todos os treinadores e dirigentes se mobilizem no final das épocas ou início das mesmas, para que junto da Associação possamos fazer chegar o nosso descontentamento em relação ao apoio que é dado ao futsal mas também para um debate de novas ideias para enriquecer a modalidade no distrito.

(* Clarisse) ...como é que consegues dominar uma equipa feminina, cujos resultados têm vindo a crescer!!??
Mana Clarisse, os resultados devem-se sobretudo ao trabalho que se tem desenvolvido já alguns anos a esta parte, devido ao empenho e vontade que a equipa feminina sempre demonstrou como tu sabes. Nunca baixaram os braços no momento das derrotas nem das goleadas, o que faz delas agora umas jogadoras respeitadas pelas adversárias.

(* Tiago Rasquete) Gostaria de saber na tua opinião qual é a principal qualidade tecnica que um GR de futsal deve possuir?
Amigo Tiago, na minha opinião, além dos imprescíndiveis reflexos, agilidade e coordenação entre os postes, um guarda redes deve procurar trabalhar cada vez mais com os pés, porque o futsal moderno assim o exige e vai continuar a exigir cada vez mais, sendo uma potencial arma a ser utilizada a qualquer momento numa partida, principalmente quando se tem o privilégio de jogar contigo.

(*) Queres rematar com algumas palavras, a intervenção de Manuel Grosa?
Sendo agora um adversário dentro de campo mas um grande amigo fora da quadra, seria hipócrita não dizer que tudo o que hoje sou no futsal e fui no futebol salão, devo-o em grande parte a este treinador que será sempre para mim o melhor com que lidei, respeitando todos os outros. Às vezes incompreendido por muitos, outras idolatrado, não conheço ninguém tão apaixonado pelo futsal. Não posso esquecer que foi o meu primeiro treinador da já tardia formação e que passados 1 mês era capitão da equipa de juvenis. Desejo os maiores sucessos desportivos mas apenas quando não formos adversários.
(*) Qual o adversário que o surpreendeu mais até este momento?
Se o Nisa conseguir ganhar todos os jogos que faltam disputar, torna-se na surpresa deste campeonato, uma vez que ainda pode chegar também ao topo da classificação.

Agradece-se desde já a disponibilidade do Pedro para esta "conversa" e sua colaboração no Blog.
(*) = questões lançadas por Seguidores, através do blog.

Sem comentários: