Futsal



Depois de um 4º lugar na época de 2010/2011, o Eléctrico conseguiu esta época superar essa marca, alcançando o 3º lugar na classificação da 3ª divisão nacional, série C. Inclusive, a 4 jornadas do fim, a equipa encontrava-se em 2º lugar, a 3 pontos do 1º classificado, com aspirações legítimas para subir de divisão.

Ao contrário do que se possa pensar, o Eléctrico tem condições bastante distintas de outras equipas deste escalão e nunca é candidato a subir de divisão. Temos sempre o objectivo de realizar um campeonato tranquilo e, quem sabe intrometermo-nos na luta pela subida, como já vai acontecendo. Sabendo da qualidade do plantel, que é boa, temos também algumas desvantagens que acabam por ser determinantes em algumas fases da época e, devido a esse facto não nos é possível fazer melhor do que fizemos nas últimas épocas. Não se trata de uma questão de assumir ou não o que quer que seja, mas de expor as evidências e as realidades dos clubes. Apesar de sabermos não ter as possibilidades de alguns clubes, não é por esse facto que nos sentimos inferiores, bem pelo contrário, tentamos e muitas vezes conseguimos, ultrapassar as dificuldades com o que de bom temos: trabalho, dedicação, empenho e acima de tudo, coragem, para acreditar e fazer valer o que de bom temos e somos capazes de fazer.

Apesar de algumas limitações (umas conhecidas, outras nem tanto) e de não termos “acesso” a jogadores mais experientes, como outras equipas, continuamos a fazer do colectivo a nossa força e, segundo minha opinião, a dignificar o clube, a cidade e o distrito na modalidade em questão.

Este ano foi um pouco atípico, porque ao contrário da época passada, perdemos muitos pontos em casa e, por outro lado, conquistamos muitas vitórias fora, inclusive, em campos onde nunca havíamos ganho.

Foi uma época tranquila, sempre com os objectivos controlados e felizmente, tivemos a oportunidade de sonhar com a subida de divisão, que poderia ter tido um desfecho diferente, não fosse alguns pontos perdidos essencialmente em casa, bem como a derrota, naquele que considerei o jogo chave para lutarmos pela subida, na “casa” da equipa da A.D.R. Mata. Ainda assim, ficou o momento, a alegria e o orgulho de, com muita capacidade de sofrimento e entrega ao clube, proporcionar aos nossos adeptos, a “ilusão” de conquistar algo que seria histórico, não só para o clube, mas também para todo o futsal do Alentejo.

Falhámos a subida de divisão, admitimos e assumimos as responsabilidades desse insucesso, mas considero que os jogadores, equipa técnica e directiva, deram tudo o que tinham e até algo mais e, quando assim é, só temos de nos sentir orgulhosos.

Além da época desportiva que foi positiva, devo acrescentar as grandes assistências que se fizeram sentir ao longo da época, fazendo em alguns casos, “inveja” a muitos clubes da 1º divisão, não pela quantidade da “moldura humana” (que foi bastante), mas pela sua qualidade, ou seja, pelo entusiasmo e “entrega” dos sócios e simpatizantes do clube à modalidade, que em muitas das ocasiões foram fundamentais no sucesso.

Penso que estas últimas épocas fizeram-nos crescer e deram algum estatuto ao clube na 3ª divisão, sabendo nós com toda a certeza, que será difícil nos próximos anos, mantermos estes resultados e este nível. O clube está a trabalhar na renovação, sabemos das dificuldades que se apresentam no futuro e teremos de ter a humildade e capacidade para dar a volta às adversidades. Com um “mercado de jogadores” muito limitado no nosso raio de acção, teremos de fazer uma aposta séria e competente na formação, que no entanto demorará a dar frutos. Até lá, com alguma imaginação, teremos de dar a volta ao problema e assumir as nossas dificuldades, sem nunca deixarmos de ser ambiciosos e conhecedores das nossas capacidades.

Aproveitar a oportunidade para cumprimentar todos os agentes do futsal do nosso distrito e colocar-me à disposição para ajudar em qualquer iniciativa que ajude a promover o futsal no nosso distrito.


Cumprimentos,
Francisco Aragonêz

Sem comentários: