Livre Indireto...


Fim de época… a mesma velha história de sempre!

Chegado o momento de fechar a época desportiva de 2011/12 importa fazer o balanço do ano, de verificar se os objetivos foram alcançados, ficaram abaixo das expetativas ou até superados. Porém, na onda do que se passa com o país, também os clubes passam por grandes dificuldades financeiras e salvo exceções a questão mais importante deste final de época é saber se no próximo ano têm condições e orçamento para fazer face às avultadas despesas que envolvem o desporto amador.
Assim, assiste-se ao triste facto de os clubes campeões não manifestarem interesse em subir às divisões nacionais. E esta decisão, salvo casos específicos em que a época correu muito acima das expetativas, não deveria acontecer. Não representar o distrito não pode ser, ano após ano, uma decisão de um clube que programa a época e pretende ser campeão, o que acontece por norma, sendo os campeonatos distritais ganhos pelos clubes com maior prestígio e poderio.

Quando se investe em ordenados, prémios de jogo, se constroem equipas para ser campeão distrital e não se quer representar o distrito é não desenvolver o projeto, é muitas vezes o desfazer de uma equipa, destruir os seus automatismos e dar azo a que ano após ano os jogadores mudem de clube facilmente e sem se importarem realmente com isso.

Existem bons exemplos dentro do nosso distrito que mantendo a estrutura, os jogadores, com orçamentos realistas e equilibrados, atendendo às reais possibilidades dos clubes, se consegue dignificar o distrito e evoluir. Certamente que os anos iniciais serão mais difíceis, os resultados mais complicados de obter, mas também já se verificou que esses mesmos jogadores, treinadores e dirigentes, fazendo uso das suas experiências, vivências e aprendizagens que incontornavelmente adquirem ao disputar um campeonato nacional, evoluem e crescem, demonstrando em nada ser inferiores.
Para quem já teve a oportunidade de disputar um nacional, certamente pode sentir que se aprende mais num ano de nacional que em vários anos de distritais.

Parece-me pois que esta seria uma reflexão que os clubes e a associação de futebol de Portalegre poderiam ter e desenvolver medidas para que os atletas do distrito possam ter as condições justas e adequadas ao seu crescimento e evolução, porque no fim, são estes os principais prejudicados.

Votos de um bom descanso, merecidas férias e que a época de 2012/13 seja repleta de sucessos e comportamentos que dignifiquem o desporto, o nosso distrito e principalmente todos os envolvidos, nesta paixão a que damos tanto, denominada de “desporto amador”.

Saudações desportivas,



Sem comentários: