As respostas de Luis Barreto


Luis Miguel Vaz Barreto, nasceu a 23 de Agosto de 1972 em Monte Gordo – Tavira. Elemento activo no desporto local, participa no futsal como jogador na equipa do AC Portus Alacer, onde também acumula a função de treinador-adjunto e ainda se dedica ao futebol 11 pelas Velhas Guardas de S. Mamede.


Pedimos que comeces por contar a seu trajecto desportivo.
O meu trajecto desportivo começou pelos torneios de verão de Futsal, onde tínhamos uma participação bastante activa no distrito o que proporcionou um convite para jogar Futebol de 11, convite esse feito pelo Monfortense. Joguei lá 2 épocas, depois fui jogar para o Santo António da Areias durante mais 2 Épocas. Depois desta “longa” carreira no Futebol de 11 passei a dedicar-me a 100% ao Futsal, quando o Nisa Futsal Clube decidiu em boa hora apostar nesta modalidade a fim de promover as Termas da Fadagosa e levar a equipa ao Nacional como forma de promoção das mesmas. Para isso contratou um treinador de nome José Alberto Rosa – Campeão de Juniores pelo Sporting, treinador esse que formou a Equipa do Nisa, e assim começou o nosso Campeonato Distrital de Futsal.

(*) Quais os titulos que já conquistas-te e em que clubes?
Quanto a títulos – fui 2 vezes Campeão Distrital pelo Nisa, 1 pela Aldeia Velha, venci 3 Taças da Associação e 2 Super-Taças.

Tens formação para ser treinador de futsal?
Não tenho nenhuma formação para ser Treinador de Futsal, só a “Velhice”.

O facto de teres sido treinador adjunto, foi por uma conjuntura de factores ou é já uma linha com intenção para um futuro próximo?
Antes de ser Adjunto, fui Treinador do Estrela e depois como ainda me sentia capaz de dar uns pontapés passei a Adjunto ficando o Marco a comandar a equipa. O ser Treinador ou Adjunto deveu-se apenas ao tentar passar a “Experiência” dos anos aos outros e tentar ajudá-los de alguma forma.

(*)Anónimo disse...
Luis, para quando uma equipa de veteranos de futsal, já ai havendo muitos pretendentes ... Para a próxima época ainda tencionas fazer uma perninha no futsal? O SCC vai para terceira divisão, ainda te sentias capaz de ir também novamente?
Resposta: Quanto aos Velhinhos não sei se vão voltar a empurrar a bola ma é uma ideia gira. Para a próxima época não sei se vou continuar a fazer a tal perninha mas não vai ser fácil. Quanto a uma participação no Nacional esse está mesmo fora de questão.

(*)Nelson Diabinho disse...
Grande "Matulão"! Vamos lá aqui a saber, é verdade que o ano que acaba foi o teu último no futsal? Se sim o que pensas fazer no futuro?Um grande abraço!
Resposta: Se deixar de ser “jogador” para a época que se avizinha, gostaria de continuar a dar o meu contributo de alguma forma.

(*)Anónimo disse...
Gostava de saber qual o adversário que mais "gozo" te dá para defrontar? e achas o SC Campomaiorense como justo vencedor do campeonato?
Resposta: Todos os adversários dão “gozo” para defrontar, obviamente que prefiro os mais fortes mas todos eles têm o seu “quê” de gozo. Se me perguntares se eu acho que o Campomaiorense foi a equipa que mais gostei de ver jogar, respondia que não, agora acho que quem vence seja o que for é sempre justo, independentemente do que os outros pensem.

(*)Anónimo disse...
ja que são muitos anos que praticas futsal qual foi a equipa que mais te impressionou???

Resposta: Ao nível distrital acho que o Sousel é a equipa que mais se dedica ao Futsal, mas acho que o SIR tem um potencial enorme e pode evoluir bastante, agora a equipa que mais me impressionou foi sem duvida a do Benfica, equipa essa que tive a sorte de defrontar na Taça de Portugal, a velocidade e qualidade com que eles fazem as coisas impressionou-me bastante, não se tem a ideia quando se vê de fora a velocidade de jogo que se pratica dentro do campo.

(*)Anónimo disse...
O que pensas do nosso distrital?Achas que há novos jogadores de qualidade a emergir? Ou pensas que há uma estagnação de novos valores?Quais os titulos que já conquistas-te? Em que clubes?
Resposta: Acho que o nosso distrital tem muitas lacunas, tanto ao nível de formação que não existe, ou na qualidade dos jogadores que só vão jogar Futsal porque são “Dispensados” do Futebol De 11, sendo assim mais difícil a adaptação ao Futsal. Fica complicado “Ensinar” a jogadores com 20 anos que o Futsal se joga de forma diferente e é difícil eliminar os “vícios” que eles têm do Futebol de 11.

(*)Hugo disse...
Ao seres "talvez" o jogador com mais titulos conquistados ainda no activo o que achas que faltou nestes ultimos 4 anos para a conquista de algo?Ouvi dizer que este foi o teu ultimo ano, é verdade?Vais-te dedicar unica e exclusivamente às Velhas Guardas?Um muito obrigado por nestes ultimos 4 anos teres feito parte desta "familia" (grupo de amigos)que jogou no Estrela e no Portus ajudando à divulgação da Modalidade pelo Distrito
Resposta: Ó Sr. Hugo, eu não sou certamente o jogador com mais títulos conquistados, o mais “Velho” esse sim, visto ter participado desde o Inicio do nosso Distrital. Para a conquista de algo, faltou muita coisa, mas principalmente disponibilidade para se treinar, seria Inédito ganharmos alguma coisa a treinar 1 hora por semana e ainda por cima umas horas antes dos jogos.

(*)Anónimo disse...
Boas qual o melhor 5 na tua opinião deste distrital?

Resposta: Bem é complicado fazer um 5 quando são precisos pelo menos uns 10 para se fazer alguma equipa de jeito, mas deixo aqui alguns jogadores que fariam parte de uma possível Selecção Distrital. Sardinha (velho mas como não precisa de correr) Gatché, Elton, Coelho, Bruno Santinhos, 1 ou 2 do Portus Alacer (fica bem dizer isto se não eles correm comigo), 1 ou 2 do Reguengo (são meus vizinhos e também já lá joguei), gostei de um rapaz do Nisa que não sei o nome mas jogava a fixo, e existem mais e bons.

(*)Anónimo disse...
Em primeiro lugar dar os parabens por tudo que tens feito pelo futsal no distrito.Gostava da saber em tua opinião o que se tem de fazer para a modalidade ter a importancia que ela merece tanto a nivel da A.F.P. e dos proprios clubes ou associações porque passado dois anos que ando no Distrital fico com a ideia que não lhe dão as condições necessarias para podermos demonstrar que o futsal é o futuro no Distrito.
Um abraço Vitor Barreto
Resposta: Acho que para a Associação a modalidade é tratada como um mal necessário, ou seja, se houver inscrições eles têm que realizar o distrital, agora a vontade é muito pouco, a importâncias que lhe dão não é nenhuma, a sua divulgação é inexistente, resumindo, estão-se a borrifar para o Futsal. Não sei nos outros concelhos mas em Portalegre o Futsal é muito mal tratado, as horas que disponibilizam no pavilhão são insuficientes, nos jornais o Futsal nunca “aparece”, apenas o publico dá uma força adicional as equipas que se dedicam a esta modalidade, modalidades essa que é apenas e só a modalidade que mais cresceu a nível Nacional, mas pelos vistos Portalegre não deve fazer parte deste pais. Resta-nos lutar para alterar o Estado da Nação.

(*)Anónimo disse...
Boa tarde, nao o conheço, mas gostaria de colocar uma questão que tenho na minha cabeça durante ha algum tempo.Sei que jogaste em Nisa, mas sempre que vi os teus jogos contra o Nisa nos ultimos 2 anos, foste 2 ou 3 vezes expulso e nunca saíste com boa imagem de algum desses jogos, arranjando sempre conflitos com publico e jogadores adversários.Será que tens algo contra o Nisa Futsal Clube? Será que tens inveja de o Nisa Futsal Clube ficar SEMPRE a frente das tuas equipas desde que saíste de cá? Cumprimentos,Diogo Zacarias

Resposta: Caro Amigo Diogo, estás equivocado nas tuas perguntas mas eu vou responder com o maior prazer. Primeiro eu só fui expulso uma vez em Nisa mas são coisas perfeitamente normais. Dizes que o Nisa ficou sempre á frente das minhas equipas, e isso aconteceu apenas na última época, mas para mim isso não tem importância nenhuma, houve mais equipas a ficar a minha frente e não tenho inveja de nenhuma delas. Agora para te esclarecer, eu não tenho rigorosamente nada contra a equipa do Nisa, rigorosamente nada contra as pessoas de Nisa, e dizes bem, não me conheces porque se conhecesses sabias que jogando eu durante 4 anos no Nisa, inclusive 3 como Capitão, dedicando muito do meu tempo a essa equipa, e sendo muito BEM tratado como sempre fui pelos responsáveis do Clube, nunca sentiria Inveja dessa equipa, sinto SAUDADE isso sim.

Por fim, Um abraço e um Muito Obrigado ao João Valente por tudo o que tem feito pela divulgação do Futsal no nosso distrito, achando que todos temos o dever de dar o nosso contributo para que esta modalidade não morra.


Agradece-se a disponibilidade do Luis para esta "conversa" e a sua colaboração no Blog.
(*) = questões lançadas através do blog

6 comentários:

Anónimo disse...

Esse rapaz que joga a fixo é o Carlos Ventura. Gostava de pedir ao Sr. João Valente para que fosse ele o próximo a ser entrevistado visto que vai deixar o nosso futsal e vai ser o novo treinador do Boa Esperança. Equipa que acabou de subir a 2 divisão nacional.
Abraço
N.T.

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog, um dos poucos ou mesmo o único que acompanha o futsal do distrito de Portalegre, So um reparo, já que temos uma equipa do distrito que tao boas epoca tem feito no Nacional (Eléctrico F.C.), era interessante ter mais informaçoes e noticias dessa equipa.

Anónimo disse...

Caro Luis, quando dizes que ganhas-te duas supertaças, deixa-me corrigir-te e dizer que estás equivocado, pois não vences-te nenhuma. Pois a prova só foi criada em 2004/05 e não jogas-te em nenhum clube dos que a entretanto venceram. Quando foste campeão no Nisa e Aldeia Velha não existia Supertaça.

Anónimo disse...

Caro amigo, sem querer entrar em discussões, e for ler as resposta dadas pelo Miguel Rodrigues neste blog verá que ele tambem ganhou uma supertaça pela Aldeia Velha. No Nisa ele ainda não jogava nessa altura mas houve Supertaça em Portalegre contra o Estrela se não estou em erro.Um abraço. Luis Barreto

Anónimo disse...

A supertaça foi criada no ano em que a Aldeia Velha estava na 3divisão. Logo é impossivel a Aldeia Velha ter ganho a supertaça. Ganharam sim uma final em Portalegre... mas a da taça, no ano anterior a estarem na 3divisão. Portanto, supertaças tu e o Miguel equivocaram-se. Basta analizarem os arquivos.

pixeis disse...

Gostaria de informar em especial o Seguidor do Blog que assina N.T., de que desenvolvi contactos para trazer o Sr Carlos Ventura à rubrica " à conversa com...". Este agradeceu o convite mas entende que o momento não é o mais oportuno.
Aproveito para agradecer a sugestão.

Cumprimentos,
Pixeis de Desporto