Jogo(s) do dia 05 Fevreiro 2011

Campeonato Distrital de Seniores Femininos  -  4.ª jornada
GDR Gafetense  0
FC Crato  3
Sete inicial: Alexandra Rosado, Teresa Costa, Sandra Cabana, Maria Marques, Cristiana Relvas, Tânia Silva e Vanessa Almeida.
Suplentes: Helena Ribeiro, Cristina Pereira, Sara Alves, Diana Anselmo e Dora Antunes
Marcadoras: Cristiana Relvas, Sandra Cabana e Teresa Costa
Ao intervalo: 0-1

(Crónica ao jogo por: FC Crato - Secção Futebol Feminino): "Tarde excelente para a prática do futebol com as bancadas bem compostas para assistir ao primeiro derby do concelho do Crato esta época no distrital de futebol feminino. O jogo começou com o FC Crato numa toada mais ofensiva, mais uma vez a assumir o jogo e a tentar marcar cedo. Iam decorridos 5m de jogo e através de um canto o FC Crato faz o 0-1 por Cristiana Relvas. Logo de seguida podia ter sido o 0-2 numa jogada de bom envolvimento ofensivo entre as avançadas Cratenses Cristiana Relvas e Sandra Cabana, onde esta última vai à linha de fundo cruzar e serve a colega para golo, mas Cristiana ao segundo poste cabeceia-a ao lado da baliza Gafetense. O encontro ia decorrendo e aos 15m numa jogada individual a jogadora Gafetense Lenira podia ter feito o 1-1 mas proporciona à guarda redes Cratense Alexandra Rosado a defesa da tarde. O intervalo chega com o resultado em 0-1 para o FC Crato numa 1ª parte com o jogo a ser disputado muito a meio campo. Chega a 2ª parte e passados 5m eis que mais uma vez em jogos entre Gafetenses e Cratenses, futebol feminino, acontece uma agressão à jogadora forasteira, desta vez, muito bem vista e punida com o respectivo cartão vermelho por parte do árbitro do encontro Eurico Vilela. Tratou-se da jogadora Vanessa Rijo que deixou a sua equipa a jogar com 6 elementos, condenando a sua equipa a jogar em inferioridade numérica durante os 25m finais, após ter dado uma bofetada em Diana Anselmo. Enquanto certas jogadoras Gafetenses não se mentalizarem de que o futebol é futebol e não luta livre, mais cenas destas se irão repetir. Só que nem sempre os árbitros fazem “vista grossa”... A partir daqui, assistiu-se ao Gafetense em jogadas individuais da jogadora mais inconformada Lenira a tentar sair do seu meio campo e o FC Crato a carregar na busca de mais golos. Se o FC Crato antes da expulsão já vencia por 0-1 e dominava tendo algum ascendente sobre o jogo, então até ao fim foi assistir a um natural conforto que foi traduzido em golos aos 15m por intermédio de Sandra Cabana e 18m por parte de Teresa Costa, matando na altura por completo o encontro, onde o FC Crato se limitou até final de gerir os três tentos e dando minutos a todas as jogadoras. Terminou o encontro e o FC Crato venceu por 0-3. Vitória justa da melhor equipa em campo e que se nota que cresce de jogo para jogo a olhos vistos. Depois e após o termino do jogo, mais do mesmo em jogos em Gafete... Jogadoras Cratenses provocadas e tentativas de agressão por parte de alguns adeptos Gafetenses que desceram da bancada para confrontar certas jogadoras. Infelizmente é uma situação que não é nova em Gafete, onde mais uma vez se apela ao civismo de certas pessoas e relembrar que a essência do futebol é ir apoiar as suas equipas, não confrontar e provocar as atletas da equipa contrária.

O plantel do FC Crato votou neste jogo para melhor em campo em Vanessa Almeida.

Reacções ao jogo:
Treinador do FC Crato Júlio Contente: "Primeiro do que tudo dar os parabéns à minha equipa porque aliamos a vitória a uma boa exibição, com muita entrega por parte das jogadoras e vontade de ganhar. Em relação ao encontro, sabíamos que ia a ser um jogo difícil dada a rivalidade entre as duas equipas e pelo terreno de jogo, dado que ia-mos jogar no único campo de terra batida do campeonato. Mas a equipa adaptou-se bem e entrou decidida a marcar cedo como combinamos antes do encontro. O importante era termos a posse de bola para retirar iniciativas atacantes ao adversário. A equipa entrou decidida a tomar conta do jogo e por muitas vezes fomos recuperar a bola ao meio campo Gafetense para lhes lançar ataques nas costas. Queria destacar o nosso primeiro golo, porque se tratou de um canto estudado trabalhado durante a semana. Não vou dizer mais pormenores, mas quem esteve lá, viu e reparou nas movimentações e sabe que a jogadora que apareceu para encostar ao 2º poste não estava lá inicialmente... mas apareceu lá à espera que a bola passa-se. Estes são aqueles lances que dão gozo tu teres trabalhado e recolhes os frutos depois. Ao intervalo o 0-1 a nosso favor era mais do que justo e na 2parte então fizemos mais dois golos porque soubemos ser uma equipa e jogar em bloco sempre com as linhas muito juntas envolvendo o adversário sempre que queria ter a bola. Mais uma vez, parabéns à minha equipa que soube assimilar que estávamos num jogo de futebol ao contrário de certas jogadoras da equipa contrária. Continua-mos bem e a cada jogo que passa começam algumas atletas a regressarem à sua forma habitual. Vamos continuar a trabalhar para ver o que conseguimos tirar desta época. A equipa está a entrar numa fase que respira confiança e disputa todos os lances de um jogo como se fossem o último. Esta semana amealhamos mais três pontos na classificação e vamos já pensar no próximo jogo contra o SC Campomaiorense para ganharmos mais três. Só fazer um apelo aos adeptos Cratenses. Agora vamos ter dois jogos seguidos em casa, primeiro no próximo sábado contra SC Campomaiorense e depois no seguinte segue-se o CD Portalegrense 1925. Queria pedir o apoio em massa dos adeptos e ida ao estádio para todos juntos demonstramos a nossa força no municipal do Crato."

Jogadora do FC Crato Vanessa Almeida: "Foi um jogo bem disputado por ambas as equipas, porém o nosso esforço, dedicação, espírito de sacrifício e de equipa contribuiu para a merecida vitória. Não houve apenas uma melhor jogadora em campo mas sim uma melhor equipa, não é só uma jogadora que faz a equipa, mas é sim a equipa que faz com que melhoremos e evoluamos de jogo para jogo. Espero que esta seja a primeira vitória de muitas, pois tenho a certeza que com muito trabalho e dedicação conseguimos chegar longe mantendo as boas prestações que temos vindo a realizar."


Campeonato Distrital de Seniores Femininos  -  4.ª jornada
CD Portalegrense  1925  1  -  AD Bairro das Caixas  7
Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 1-0/ 1-1 / 1-2 / 1-3 ... 


Taça da AF Portalegre  -  Juniores  -  Final
O Elvas CAD  3  -  SC Campomaiorense  2
Ao intervalo: 2-2
Marcha do marcador: 1-0 / 1-1 / 1-2 / 2-2 / 3-2


Campeonato Nacional da 3.ª Divisão  -  Série C  -  14.ª jornada
UD Leiria  5  -  Eléctrico FC  4
Ao intervalo: 1-3

(Comentário ao jogo por: Francisco Aragonêz - Eléctrico FC): "A equipa do Eléctrico de Ponte de Sor, começou a segunda volta do seu campeonato, da pior maneira, ao perder por 5-4 na “casa” da União de Leiria.
Aos 10 segundos de jogo, a equipa alentejana já vencia por 1-0, entrando assim forte na partida. Sempre aguerrida a defender e a explorar o mau posicionamento defensivo do adversário, a equipa do Eléctrico era, a equipa mais perigosa. Ainda assim e, derivado de uma desconcentração colectiva, a equipa de Ponte de Sor, sofre o golo do empate, na sequência de um canto do adversário.
Quando se pensava que a equipa alentejana, não iria aguentar o ritmo de jogo do adversário, aconteceu precisamente o contrário. A equipa manteve-se serena, continuou “coesa” a defender e contra-atacava muito bem. Foi sem surpresa, que foi para o intervalo a ganhar por 3-1, após ter marcado mais dois golos na primeira parte do encontro. Resultado que considero “escasso”, pois falhámos pelo menos, duas situações (ao segundo poste) claras de golo.
Excelente primeira parte da minha equipa, nunca se deixando desconcentrar pelos vários equívocos da equipa de arbitragem (a dupla de arbitragem desautorizou-se mutuamente em alguns lances).
Na segunda parte a equipa sabia que tinha de se manter coesa e continuar a contra-atacar, para conseguir a vitória. Há passagem do minuto 6 da segunda parte (mais ao menos) surge o momento do jogo (em minha opinião): um jogador da União de Leiria é expulso e com mais um jogador de campo, a equipa do Eléctrico não consegue marcar. Mais, sofre um golo de livre, jogando em superioridade numérica.
Este facto “abanou” um pouco a equipa, mas ainda assim, passados alguns minutos, a equipa conseguiu recompor-se, falhando por duas vezes (1 contra 0) o que seria o 4-2. Não conseguindo marcar o 4-2, acabamos por sofrer o 3-3, quando não conseguimos finalizar uma jogada ofensiva e no contra-ataque, o adversário empata a partida, fazendo de seguida o 4-3.
Quando faltava poucos minutos para acabar o jogo e a equipa já arriscava muito, o adversário marcou mais um golo. No começo desta jogada, o Eléctrico (bastava “encostar”) falhou o 4-4.
A 17 segundos do fim e, ao “segundo poste”, marcámos ainda um golo, insuficiente para trazer pontos de Leiria.
Sinceramente, é uma derrota difícil de digerir, pois jogámos melhor (em toda a partida), criámos imensas e claras oportunidades de golo, mas acabamos por perder este jogo, que era importante. Nem sempre ganha quem joga melhor e, foi o que aconteceu neste jogo.
Ainda que tenhamos perdido duas vezes consecutivas, a equipa está bem e pronta para regressar ás vitórias, já no próximo jogo em casa, frente a um adversário directo, na obtenção da “manutenção” na 3ª divisão nacional de futsal."


Campeonato Distrital de Seniores  -  12.ª jornada
SC Campomaiorense  6
Cinco inicial: Mané, Filipe Paixão, Elton Carrilho, Saragoça e Jorge Carrilho
Jogaram ainda: António Coelho, Gil, Toureiro, Ricardo e Luis Cordeiro
Marcadores: António Coelho (3), Gil, Saragoça e Elton Carrilho
SIR  3
Marcadores: Paulo Paixão (2) e Bruno Santinhos
Ao intervalo: 1-2
Marcha do marcador: 0-1 / 1-1 / 1-2 / 2-2 / 3-2 / 4-2 / 4-3 / 5-3 / 6-3

(Comentário ao jogo por: Manuel Grosa - SC Campomaiorense ): "Este jogo era aguardado com alguma expectativa dado a nossa irregularidade, até porque nos últimos 15 dias tivemos 4 jogadores importantes que só treinaram 1 vez, e no caso do Coelho nem treinou esta semana, mas se havia duvidas que a nível Distrital o que mais conta é o espírito de equipa e o factor psicológico, essa duvida ficou esclarecida, aquilo que foi uma enorme tristeza, levou a equipa a unir-se em volta do Zé Coelho, e qual foi a resposta do Zé? Simplesmente soberba a exibição do nosso nº10.
Na parte inicial do jogo o adversário iniciou em 3:1 em que tinha o pivot como referência, rapidamente percebemos que quando pressionados passariam a jogar direto com o seu pivot, até aos 10’ o jogo teve equilibrado.
Depois dos 15’ e com 2 substituições passamos a dominar, mas seria o adversário a marcar primeiro aos 19’. Passamos a pressionar ainda mais em cima, depois de uma recuperação de bola o Zé Coelho empatava o jogo. Quando nada o previa dado o nosso domínio, num lançamento de linha lateral a nosso favor sofremos o 1-2, logo a seguir fomos para intervalo.
No balneário apesar do resultado desfavorável sentimos que o jogo estava totalmente em aberto, a única coisa que pedimos aos nossos atletas foi concentração e mais “mortíferos” na finalização, e assim foi, em 8’ fizemos 3 golos, e viramos o resultado para 4-2, nesta fase do jogo quem assistiu viu um espetáculo chamado Zé Coelho, ele desarmou, ele assistiu, ele marcou golos, enfim encheu o Pavilhão de alegria (e uma homenagem à sua falecida mãe)
Por sua vez a SIR metia a “ carne toda no assador” e passava a jogar só com homens de características atacantes, passamos por um momento de desconcentração e o marcador passava a 4-3. Mas com um pedido de “tempo morto” em que foi pedido aos atletas do SCC que não baixassem as linhas de marcação e continuassem a pressionar alto, voltamos a controlar o jogo e em 5´ marcamos mais 2 golos, resultado com que chegaríamos ao fim 6-3.
Seria uma tremenda injustiça se o SCC não ganhasse este jogo.
Mais um embate para esta semana, é bom sinal, jogos competitivos são bons para o nosso Distrital.
Boa semana, e sejam felizes!!!!!!"

(Assistido por Coelho... Gil marca o 4.º golo do SC Campomaiorense)


Campeonato Distrital de Seniores  -  12.ª jornada
AD Alter  2
Marcadores: Diogo Bilé e Nuno Bento
Sport Arronches e Benfica   2


Campeonato Distrital de Seniores  -  12.ª jornada
Nisa FC  4
Marcadores: João Borrego (2), Carlos Ventura e 1 AG
Associação Soujovem  5
Marcadores: Pedro Gatxé, Pedro Carmo (2) e Tasso (2)
Ao intervalo: 3-1
Marcha do marcador: 0-1 / 1-1 / 2-1 / 3-1 / 3-2 / 3-3 / 4-3 / 4-4 / 4-5

(Comentário ao jogo por: Pedro Gatxé - Associação Soujovem): "1ª Parte trouxe um início muito forte por parte da nossa equipa de forma a tentar recuperar na tabela classificativa. Com o objectivo principal de marcar primeiro começámos o jogo a pressionar bem alto o portador da bola obrigando o adversário a errar na construção de jogo, a falhar passes e a jogar muito directo com o pivot. Conseguimos adiantar no marcador e tudo indicava que o jogo estivesse do nosso lado, mas não conseguindo manter a pressão alta constante, baixámos um pouco as linhas e o Nisa aproveitou para marcar por 3 vezes com um penalti e um cartão vermelho pelo meio resultado com que se foi para o intervalo.
Para a 2ª parte entrámos com vontade de reduzir o resultado que nos daria possibilidade de discutir o jogo e assim foi, a equipa uniu-se e num ápice empate a 3 bolas, num jogo que se desenrolava a alta tensão com algumas picardias à mistura. Apesar de nova desvantagem desta vez 4 a 3 o carácter da equipa veio ao de cima e em rápidas transições conseguimos dar a volta ao marcador e fazer o 5 a 4 final culminando assim uma vitória justa mas suada num pavilhão e num piso sempre difícil de jogar."

1 comentário:

pixeis disse...

No jogo de futsal entre SC Campomaiorense e SIR podemos constatar a estreia de uma nova aquisição para o plantel liderado pelo Mister Grosa. O atleta chama-se Gil e estava sem clube.