Futsal


"Caro responsável pelo blogue Pixéis de Desporto:
Gostaria de começar por o congratular pelo trabalho aqui desenvolvido, e após leitura de alguns post aqui colocados apraz-me também opinar sobre algo do nosso futsal, que precisa de evoluir e modificar, no inicio de época aquando da reunião com os treinadores das equipas que iriam disputar o distrital para divulgação das alterações às leis de jogo, todos os treinadores e responsáveis dos clubes inscritos no campeonato foram convidados a estar presentes no núcleo de árbitros da AF Portalegre para sessão de esclarecimento e comunicação das referidas alterações, lamentavelmente nem todos os clubes enviaram representante, fosse ele treinador ou delegado o que contraria o que muitas das vezes é erradamente opinado sobre a Associação como li num texto do blogue, “considerar que o futsal é um mal necessário” o que é errado a Associação não pensa isso, mas compreendo a opinião do meu amigo Luís Barreto apesar de não concordar com ela. Tudo a nível distrital tem de evoluir e gostaria de lançar algumas situações que considero importantíssimas para a evolução do nosso futsal, para começar considero de extrema importância o aparecimento de camadas jovens, algo que foi dito por mim aos treinadores que se dignaram estar presentes no dia da referida reunião no inicio de época, o nascimento de um campeonato de juniores para a próxima época nem que seja só com 4 equipas a 3 ou 4 voltas por exemplo é fundamental para se iniciar raízes com a modalidade e deixar de ser como li a traz noutro post “os dispensados do futebol de 11” a praticar a modalidade. Considero também de extrema importância que as equipas que conquistam o campeonato distrital vão representar o distrito no nacional, pois só assim se vê o trabalho da época transacta a nível distrital. Relativamente às condições dispensadas pelo município para treinos das equipas de Portalegre, também tenho a minha opinião mas vou guardar para mim, mas quero apenas dizer que à sempre alternativas. Agora neste momento em que a época vai a meio é essencial as pessoas (responsáveis das equipas) analisarem que futuro querem para o futsal distrital, se querem continuar estagnados ou se preferem formação de jovens e evolução para que daqui a alguns anos tenhamos um campeonato sénior muito mais competitivo (por cima) com mais equipas e com um futuro risonho. Despeço me lançando este ultimo apelo reúnam, discutam o futuro da modalidade."

José Gabriel Ramiro
Observador da FPF


3 comentários:

Miguel Rodrigues disse...

Muito bem, concordo plenamente! Mas já agora vou lançar um desafio em relação às camadas jovens. Dos contactos que tenho mantido com alguns clubes, parece-me que seria viável um campeonato de escolinhas de futsal. Existem muitos pequenos praticantes nestas idades, e seria bastante interessante logo desde esta tenra idade, aprender a jogar futsal. Há no distrital de fut. 7 de escolinhas equipas A,B e até C, o que representa um numero significativo de atletas, e em alguns clubes, já nem têm vagas nas equipas C. Ora, para dar oportunidade a estes atletas, era colocá-los a praticar Futsal. Concerteza muitos pais estariam de acordo com esta sugestão. Nos pavilhões não se apanha chuva, e até para quem acompanha também seria bem mais agradável, principalmente no inverno. Para que não sabe, Sousel e Nisa têm formação de Futsal, só que devido a não haver equipas suficientes no distrito, tiveram de participar em campeonatos de outros distritos adjacentes, AF Évora e AF Castelo Branco respectivamente. Se eles são deste distrito, vamos dar oportunidade aos miúdos deste distrito de participar por cá. Certo de que equipas como Eléctrico, Campomaiorense, SIR, Sousel, Nisa,Arronches,Alter, Reguengo, Póvoa e Meadas e em Portalegre haveria "mão de obra" para começar esta iniciativa. Sugiro aqui neste blog do Grande Sr. João Valente, que pensem seriamente nesta ideia, para num futuro próximo termos grandes praticantes de futsal no distrito. Estou convicto de que é possível fazer um campeonato de escolinhas de futsal já na próxima época. Cumprimentos a todos os que seguem este blog, e que gostam de futsal. Miguel Rodrigues

Gatxé disse...

Boa noite,

Concordo perfeitamente com o que foi dito em relação à formação e tem sido um dos aspectos que sousel mais tem trabalhado nestes últimos 3 anos..pena que tenha de o fazer fora do distrito portalegre desde os escalões de benjamins até futsal feminino. Gostaria igualmente que a formação fosse estendida aos árbitros porque é triste ouvi-los dizer que "´só vimos desenrascar o futsal". E quando o tempo de jogo no distrital passar a ser ao cronómetro só assim é que as equipas que sobem ao nacional estão realmente preparadas porque jogos de uma hora duram por vezes metade no nosso distrital.
E tem razão quando diz que os clubes não se fazem representar nas reuniões, nós neste aspecto temos sido uma nulidade..esperemos que haja mais vezes para podermos sentar e pensar o futuro do futsal. Um bem haja a todos os amantes do futsal em geral.

pixeis disse...

O Blog Pixeis de Desporto agradece a mensagem enviada pelo Sr José Gabriel e a sua autorização para publicação.
Julgamos ser de muita importância o seu conteúdo e a divulgação da mesma pode ser uma alavanca para que se reúnam toda uma série de pessoas que gravitam à volta do futsal e que querem de forma inequivoca que a modalidade se desenvolva.
O Blog à semelhança de outras iniciativas... está na disposição de reunir aqueles que já manifestaram interesse na progressão do futsal em Portalegre e debater o assunto...