As respostas de Luis Semedo


Luis Miguel Andrade Semedo nasceu a 26 de Outubro de 1983, em Azay le Rideau, França. É um dos atletas a quem lhe é reconhecido valor pela forma como se entrega ao jogo e pelo fair play que demonstra ter. Por força das circunstâncias, actualmente colabora no negócio da Familia – na lavandaria “Moderna,” em Nisa.

Começamos por pedir-te o teu curriculum desportivo.
Iniciei-me no futebol, nos Infantis do Sport Nisa e Benfica, representei os Iniciados do Castelo de Vide e os Juvenis do Alpalhoense, esta mesma época nem a cheguei iniciar devido a uma fractura do braço esquerdo. A minha passagem pelo futebol de onze foi extremamente curta. Com 17 anos iniciei-me no Futsal, em que o meu primeiro treinador foi o Sr. José Alberto, um dos treinadores mais conceituados em Portugal devido ao seu curriculum. Joguei na 3ª divisão, entretanto devido a problemas financeiros existiu uma paragem de futsal em Nisa, de 4 a 5 anos. Sensivelmente e desde à 5 anos para cá que reapareceu e jogo representando sempre o Nisa Futsal Clube. De salientar também a participação na equipa de Iniciados de futsal do desporto escolar, em que chegamos à fase final nacional onde representamos o Alentejo e fomos a quinta melhor escola do país.
Diz-nos de onde vem tanta paixão pelo desporto? E porquê o futsal?
Eu, desde miúdo que pratico desporto, seja ele qual for, já pratiquei futebol de onze, karaté, canoagem, rappel, escalada, BTT, dou treinos de Andebol aproximadamente à 6/7 anos. O Andebol é um dos desportos pelo qual tenho uma enorme paixão também, e que não posso deixar de dar os parabéns a todos os clubes que tudo tem feito para que a modalidade continue, a Associação de Andebol de Portalegre que tem promovido eventos e formações atrás de formações e um abraço especial para o João Castro, que sabe do que falo. Tive uma introdução ao futsal quando era mais novo e tive uma fácil adaptação, o gosto pelo futsal naturalmente, foi crescendo e agora vibro com o futsal, dentro e fora de campo.

A veia goleadora é algo inato em ti ou é o culminar de muito trabalho?
Não é inato, se reparar bem para os meus golos mais de metade deles são dentro de área, ou seja, ao segundo poste. Golos ao segundo poste só aparecem com muito trabalho, é necessário treinar jogadas vezes sem conta durante a semana para que depois nos jogos dê certo e se alcance o objectivo, que é o golo.
(*) Ao nível de lesões, tens sido muito atingido?
Sim tenho, todas as épocas que joguei fui sempre afectado por uma ou outra lesão que me incapacita de jogar.

(*) O que te levou ou te leva, a jogar em Nisa?
Nisa é para mim, a minha terra desde sempre, e é para mim a terra de coração, representar Nisa é um tremendo orgulho, dão-nos um apoio incondicional. Quem cá jogou e joga sabe como é a simpatia das pessoas e o seu fervor pelo clube da terra!
(*) Como caracterizas a tua equipa? E que explicação dás para os resultados dos últimos jogos?
A nossa equipa tem uma base de relativamente 3 anos, com uma ou outra mudança mas, é a mesma e desde então que temos vindo a assimilar uma estrutura de jogo que é o contra-ataque. A nossa equipa é forte no contra-ataque, é uma equipa que gosta de “dar” o jogo aos adversários e aproveitar os erros. Maior exemplo disso foi as vitórias com o Soujovem e CDD Reguengo em casa. Nós já esperávamos que estes resultados surgissem devido ao nosso trabalho semanal.

(* Carlos Ventura) Como um dos elementos mais antigos da equipa, o que achas necessário para que o Nisa Futsal Clube possa ser mais ambicioso?
O Nisa Futsal para ser mais ambicioso teria que mudar algumas situações, tais como: formar sócios, este ano formamos pela primeira vez a camada jovem de iniciados, mas deveria ter continuação também a outros escalões para que um dia mais tarde recolhêssemos os frutos dessas camadas jovens e que chegassem a equipa principal já com a cultura do futsal incutida e deveria sem duvida ter uma direcção forte que trabalhassem todos no mesmo e único sentido.
(*) Achas que os objectivos do Nisa FC estam concretizados? Ou ainda se pode chegar mais longe?
Nós este campeonato já esperávamos estes resultados, o que pecou foi um ou outro resultado em que poderíamos ter feito melhor e a classificação poderia ser outra, mas em termos gerais estamos satisfeitos com a participação deste ano e a nossa chegada à final da Taça, foi já uma vitória para nós. De qualquer das maneiras para o ano temos em mente fazer ainda melhor e intrometermo-nos na luta pelo campeonato.

(*) O desporto em Nisa, que rumo devia tomar?
Eu tenho uma opinião formada para uma variante que é, o desporto indoor. Para mim em Nisa deveria-se apostar nos desportos de pavilhão, Andebol, Futsal, Voleibol, Basket e por ai fora. Hoje em dia temos que ter noção que são desportos que não tem nem metade dos custos do futebol de onze e são desportos que com algum trabalho se chega a fases nacionais e se leva a conhecer o nome de Nisa.

(*) Que opinião tens do futsal, em Portalegre?
A Associação de Portalegre tem uma postura em relação ao futsal pura e simplesmente de ausência. Vou aqui referir por exemplo que o Portalegrense organizou um jogo com o Sporting Clube de Portugal, o pavilhão estava cheio, CP Galveias receberam o Sport Lisboa e Benfica numa eliminatória da Taça de Portugal, em Nisa já foi feita uma Final Four, já existiu um Portugal vs França em Elvas, todos os anos à maratonas de futsal que leva milhares ao pavilhão, isto só são alguns exemplos, e o que é que a Associação fez? Porque não abre formação para treinadores, formação de árbitros, dirigentes, ajudar de uma certa forma os clubes e sensibilizar os clubes a formar camadas jovens.
No distrito de Castelo Branco todos os anos a final da Taça da Associação é disputada em concelhos diferentes para poder divulgar a modalidade, porque não adoptar o mesmo esquema? Acho que seria uma mais valia. Porque não criar uma seleção distrital? Seria mais uma motivação para os jogadores.
(*) Como já tens experiência de jogar na 3.ª Divisão Nacional, quais os aspectos a melhorar numa competição distrital?
Um ponto muito importante seria a implementação de árbitros de mesa e cronometro de pavilhão a funcionar, se funcionássemos segundo as regras dos nacionais o tempo de jogo útil era maior e o aproveitamento do jogo também.

(*) Quais são para ti, as grandes diferenças entre uma competição do Nacional e do Distrital?
No nacional ritmo de jogo é muito mais elevado a cultura táctica muito mais acima da média, são as deslocações enormes que se fazem, existem muitas equipas no distrito que ainda jogam futsal de “rua” vê-se que ainda lhes falta algo, mas lá está também devido a falta de formação à qual a Associação tem o dever de organizar e promover.

(* Carlos Ventura) Na tua opinião, Nisa tem capacidade para participar numa competição nacional?
Seria preciso uma direcção muito forte, seria necessário unir muitos apoios financeiros e também jogadores que estejam disponíveis a jogar num Nacional, porque existem jogadores que não estão dispostos a realizar deslocações enormes. Mas se reunidas todas estas condições seria possível sim.
(* João Gog) Achas que o Nisa FC para a próxima temporada, tem condições para ser Campeão Distrital? Vai apostar tudo para o ser? De que precisa?
Sim, se o Nisa Futsal mantiver a mesma equipa terá todas as condições para lutar pelo título de campeão, é desejo nosso que assim seja. Precisa de mais 3/4 reforços de qualidade.

(* João Gog) Ouve-se falar de 2/3 reforços para a próxima temporada. Vão passar a pagar os atletas?
É claro que todos os anos sempre sai 2/3 atletas do clube e até mesmo a meio do campeonato, como também se ouve sempre falar em entrada de atletas, mas como é óbvio não me posso pronunciar sobre este assunto. A direcção não vai pagar a ninguém, desde que reapareceu futsal ninguém recebe por jogar cá e quando algum jogador vem para cá, já sabe que não vai receber nada, e o próximo ano não será excepção.

(*) “Continua assim e não abandones a modalidade porque as tuas picardias dão gosto de se ver e torna o jogo mais emotivo” - que tipo de picardias se referem?
(risos) Talvez à picardia que tenho dentro de campo, eu sou um jogador emotivo e de vez em quando estou às “bocas” com um outro adversário, mas quem anda lá dentro sabe que são situações do jogo e nada mais.

(* João Paralta) Além do conselho e opinião que te deixa, pergunta porque não aceitaste um convite, que te mantinha nos Nacionais?
Porque nunca recebi nenhum convite para jogar nos nacionais. (risos)

(*) Quem achas que foi o melhor atleta deste Distrital?
Esta pergunta é difícil, porque cada jogador tem a sua posição que desempenha muito bem e qualidades muito próprias, mas se tiver que destacar, destaco, Santinhos (SIR), Renato ( REGUENGO), Gatxé (SOUJOVEM) e o Coelho (SCC).

(*) Quem gostarias de ver jogar na tua equipa? Que reforços precisa ou se precisa?
Estes três acima que referi não me importava de certeza, mas sem duvida que a direcção do Nisa Futsal irá tratar dessa questão.
(*) Quem destacas na tua equipa?
Sem dúvida Rui Carita, o Guarda-redes. Um miúdo com apenas 17 anos e com um enorme potencial, é dos poucos no distrito que poderá ter futuro na modalidade, mas terá que trabalhar muito e ter alguém competente que trabalhe com ele.

(*) De quem és fã? Ou muito admiras?
Sou fã e admiro muito a minha mãe e o meu pai que são uns lutadores!
Por fim, quero agradecer e mandar um abraço a todos os que me colocaram perguntas e deixaram comentários. Espero que a Associação esteja mais atenta ao Futsal e desejo a todos os futsalistas um bom fim de campeonato e até para a próxima época!
Agradece-se a disponibilidade do Luis para esta "conversa" e a sua colaboração no Blog.
(*) = questões lançadas através do blog.

3 comentários:

Andreia Santinhos disse...

boa entrevista :)

Anónimo disse...

Parabéns míudo!!?? Mereces o melhor!!
A entrevista está à tua imagem. A humildade fica sempre bem!! Parabéns!!

Unknown disse...

ÉS O MAIOR kAPIZZA