Futsal

Em vésperas de se iniciar a disputa da 2.ª volta do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão - Série C, Francisco Aragonêz - Treinador do Eléctrico FC, faz uma análise à participação da equipa na prova...

"Depois de finalizada a 1ª volta do campeonato, o Eléctrico de Ponte de Sor, encontra-se actualmente no sétimo lugar com 21 pontos. Está a 7 pontos do 2ª lugar (que dá acesso à 2ª divisão nacional) e tem mais 6 pontos, em relação ao 10º classificado (primeira equipa a descer aos distritais).
Penso que o Eléctrico está, de um modo geral, a realizar um bom campeonato, dentro do que se perspectivou no início do mesmo e de acordo com as condições existentes.
Numa série, onde as equipas do distrito de Lisboa e Leiria “dominam”, o Eléctrico e o Vilaverdense (distrital de Coimbra) são as únicas equipas que “contestam” o domínio dos dois distritos (Lisboa e Leiria).
De um modo geral e, analisando por alto todos os jogos até ao momento efectuados, fica-nos na memória, o empate consentido logo na 1ª jornada com a União de Leiria (onde estivemos a ganhar até bem próximo do fim, por 2 bolas) e o empate cedido no terreno dos Unidos do Cacém (onde consentimos o golo do empate, a 22 segundos do fim do jogo). Poderiam ser mais quatros pontos, a somar aos 21 que temos neste momento. Ao contrário, o ponto conquistado em casa perante o Externato da Benedita, soube a vitória, pois a equipa encontrava-se a perder por 4-0 ao intervalo e acabou o jogo, com uma igualdade a 4 golos.
Quanto aos jogo e individualizando estes, parece-me que só numa ocasião, o Eléctrico não conseguiu discutir o jogo. Foi em casa do União de Venda Nova, onde a equipa alentejana, nunca conseguiu equilibrar o resultado. Mesmo na casa do Ereira e Benfica e, apesar de ter perdido por 7-0, a equipa discutiu sempre o jogo, “claudicando” apenas na parte final do mesmo.
Os campeonatos são assim mesmo, ganha-se aqui e perde-se acolá. De qualquer modo, penso que o Eléctrico tem mantido alguma regularidade, ainda que tenha feito “apenas” 12 pontos nas primeiras 9 jornadas e 9 pontos em apenas 4 jornadas. Ainda assim, não se tem verificado grandes oscilações, em termos de exibições.
Em relação à época anterior, a equipa regista (nesta fase da época) mais 1 vitória, mais 3 empates e menos 3 derrotas. Sem esquecermos, que no ano passado houve menos um jogo (devido à desistência da E.S.T.G. de Santarém).
Podemos assim dizer, que foi uma metade de época positiva.
Tendo como objectivo principal a manutenção, penso ser necessários, 15 pontos (na segunda volta do campeonato), objectivo que está ao alcance da nossa equipa. Para outros “voos”, serão necessários cerca de 25 a 29 pontos (perspectiva muito subjectiva).
De qualquer dos modos, a equipa vai tentar garantir o mais rápido possível a permanência na 3ª divisão nacional e depois de isso acontecer (como esperamos), tentaremos fazer igual ou melhor que no ano passado.
Uma última palavra de apreço e reconhecimento, para todos os atletas do plantel sem excepção, para o António José Piedade que faz parte da minha equipa técnica e se me permitem destacar, para os directores (João Matos e Vítor Guiomar) que tanto se têm empenhado no desempenho das suas funções. Ressalvar igualmente, o grande apoio do público Pontessorense nos jogos (em particular, quando se realizam em casa), que tem contribuído igualmente para o bom desempenho da equipa."

Sem comentários: