Futebol

Convidamos todos os Treinadores das equipas Juniores de futebol, que competem na AF de Portalegre a fazer um balanço da época. Concluída a 10.ª jornada do Campeonato Distrital e já apurados os finalistas da Taça da AF de Portalegre... atingiu-se a 1.ª metada da competição.

"Analisando a primeira metade do campeonato distrital de juniores, penso que a classificação reflecte bem o que se verificou ao longo destas jornadas. Uma equipa do Campomaiorense que, com muito mérito, ocupa o primeiro lugar, apesar da diferença pontual para as restantes equipas me parecer algo excessiva dado o equilíbrio que se tem verificado entre as primeiras 4 equipas da tabela classificativa. Relativamente às restantes equipas, parece-me que o Arronches continuará a fazer o melhor que pode, denotando-se ao longo dos jogos as dificuldades inerentes a uma equipa com alguma imaturidade competitiva, uma vez que a maior parte dos seus jogadores não apresentam um trajecto competitivo continuado ao longo dos anos da sua formação. As restantes equipas, na qual incluo a minha, vão continuar a lutar para tentar diminuir o fosso pontual que já se verifica neste momento para o líder.

Relativamente à taça da associação, penso que qualquer uma das 4 equipas da tabela poderia estar na final. No que diz respeito ao jogo da meia final que a minha equipa disputou, penso que a vitória foi inteiramente justa, num campo sempre difícil e contra uma equipa que ainda não tinha perdido este ano. Aguardamos agora pela final, esperando que seja um grande jogo, bem disputado entre duas grandes equipas.
Não quero deixar passar esta oportunidade sem criticar veemente a planificação desta época desportiva por parte da associação, não se percebendo o porquê de querer dar início à competição tão cedo (nem um mês pudemos ter de período pré-competitivo) para ao longo do mesmo haver pausas que em muito dificultam os automatismos necessários a qualquer equipa (como exemplo, posso referir que a minha equipa, em 2 meses, realizou apenas 3 jogos, sendo um deles para a taça).
De um modo geral, quero dar os parabéns a todas as equipas que, apesar de todas as dificuldades, decidiram entrar neste campeonato, possibilitando aos seus atletas uma prática saudável da actividade que mais gostam.”

Mister Prof. Mário Claudino  -  SC Estrela


"Chegámos no fim de semana passado ao equador da competição, não posso dizer que não estou um pouco surpreendido, não tanto pelo lugar que ocupamos mas sim pela vantagem em relação ao 2º classificado. Quando iniciámos o campeonato o nosso objectivo era tentar andar nos primeiros 2/3 lugares, pois da equipa da época anterior tinham saído 14 atletas e da equipa base da época passada só ficaram 3 atletas. Eu e o meu adjunto (Luís Paio) tínhamos como prioridade que os atletas que se incorporaram do escalão de Juvenis assimilassem o que nós pretendíamos quanto á metodologia de treino e modelo de jogo pretendidos, isso foi conseguido rapidamente, este foi um dos aspetos que mais nos surpreendeu na equipa. Com o início do campeonato fomos surpreendidos não pelos primeiros dois resultados (vitórias sobre o Desportivo 1-0 e Elvas 3-1) mas sim pela atitude e maturidade que a equipa apresentava com tão pouco tempo de trabalho. A equipa moralizou-se com esses resultados e ganhou confiança para os jogos seguintes, pois víamos os nossos adversários perderem pontos nos confrontos entre eles e nós com a nossa filosofia de pensar jogo a jogo íamos conseguindo vencer os nossos jogos e assim nos primeiros 4 jogos contávamos com 12 pontos consequência de 4 vitórias e alcançámos uma vantagem de 6 pontos em relação ao 2º classificado, inicia-se a 2ª volta com duas deslocações difíceis ao Desportivo onde cedemos os únicos pontos até á data no campeonato com um empate e de seguida uma vitória no reduto do Elvas, depois seguiu-se o momento menos bom da equipa foi a eliminação da taça ás mãos do Estrela, mas a equipa não desmoralizou e respondeu da melhor maneira com uma vitória sobre o mesmo Estrela em Portalegre para o campeonato e terminámos a 2ª volta com uma vitória em casa sobre o Arronches por 7-0 com esta 2ª volta de certa forma bem conseguida conseguimos assim manter a distância em relação aos perseguidores, findada a 2ª volta temos 9 pontos de vantagem sobre o 2º classificado e 10 sobre 3º e 4º classificado. Com estes resultados é lógico que os nossos objetivos de inicio de época foram um pouco alterados e começámos a pensar em manter este lugar sabendo que é difícil e que há muito trabalho ainda a realizar. Mesmo com o bom campeonato que estamos a realizar a filosofia do S.C.Campomaiorense não se altera em nada pois as prioridades não são as vitórias nos campeonatos mas sim formação de homens e atletas e que estes um dia mais tarde alimentem a equipa sénior."

Cumprimentos,
Mister Jorge Cabeções  -  SC Campomaiorense



"O meu primeiro foco de orientação,dirige-se para o reduzido número de equipas que disputam esta competição.Se repararmos que 2/3 das Associações Distritais possuem 2 divisões dejúniores, se a isto juntarmos o facto do nosso campeonato ser o que menosequipas possui a nível nacional e se dissermos que só o campeonato da Associaçãode Évora possui um número reduzido de equipas e mesmo assim tem 8, facilmenteconstatamos que muito há a fazer pelas entidades responsáveis e locaispara promover, incentivar e acima de tudo, evoluir o futebol jovem no nossodistrito. E com isto não pretendo direccionar-me aos clubes pois com maiorou menor dificuldade, há clubes que têm presença crónica em todos os campeonatose que "cumprem a sua obrigação" social... E eis que concluímosa primeira metade da competição! A classificação geral reflecte o que setem passado dentro de campo. No meu ponto de vista as equipas são muitoequilibradas, o campeonato é extremamente competitivo e para quem tem ambições,não há margem para erros. A equipa que está na frente tem sido bastanteregular e merece o lugar na classificação. No que diz respeito à minhaequipa, estou muito orgulhoso com o grupo e com o percurso até à altura,mesmo sabendo que temos condições e talento para fazer ainda mais. Conseguimoscarimbar a nossa presença na final da Taça, a segunda volta do campeonatofoi melhor que a primeira e pretendemos continuar a evoluir até ao finalda competição. Os períodos menos bons que tivemos até ao momento não beliscama nossa determinação e nesta segunda metade do campeonato partimos comtoda a ambição de tentar repor alguma verdade dentro de campo. Para o quefalta do campeonato, temos como metas combater a nossa irregularidade exibicional,acelerar o nosso crescimento colectivo e colocar ainda mais determinaçãonaquilo que fazemos. Queria ainda deixar uma palavra de gratidão para todosos atletas, equipa técnica (júniores e juvenis) e direcção, que têm sidofantásticos no comportamento dentro e fora das 4 linhas e que têm possibilitadoformar este Grupo."

Um abraço de toda a Família Azul.
Mister João Pinto  -  CD Portalegrense 1925



O blog Pixeis de Desporto agradece a disponibilidade dos participantes para a elaboração deste artigo.

2 comentários:

pixeis disse...

O blog PdD aproveita para esclarecer que convidou as 5 Equipas Técnicas que estam presentes na competição, pelo que este artigo pode sofrer alteração, com a inclusão de mais participações.

pixeis disse...

Quanto a esta competição, o blog também contabilizou a forma e o número de vezes que pode estar presente... em 23 jogos estivemos em 12!!