Futsal


Encerrada a época oficial da equipa de futsal juvenil do Eléctrico FC, convidamos o Mister Francisco Aragonêz a fazer um resumo da época desportiva...

No segundo ano de competição e com quase 50% de atletas de 1ºano, a equipa dos juvenis realizou um campeonato que considero razoável, que só não foi melhor devido á final perdida na Taça da Associação de Futebol de Portalegre e a não passagem á fase seguinte da Taça Nacional como pretendíamos, após termos alcançado o título de campeão do escalão de juvenis da A.F. Portalegre, que era o principal objetivo.

Em relação ao campeonato e apenas com um empate em casa da Soujovem, considero que tivemos um bom desempenho, ainda que reconheça termos tido algumas dificuldades em alguns jogos, principalmente no jogo de Sousel e Nisa, o que valoriza ainda mais as nossas vitórias.

No que respeita á Taça da A.F.Portalegre e depois de perder 5-0 em Sousel na 1ª mão da meia-final, num jogo que até não considero termos jogado mal mas que nos correu muito mal, conseguimos uma brilhante reviravolta em casa, conseguindo o lugar na final contra o Nisa. Num jogo em que éramos considerados favoritos, acabámos por perder o jogo (no desempate por grandes penalidades), quando vencíamos por 2-0 a 5 minutos no fim, sofrendo o golo do empate na última jogada do jogo. Foi uma boa lição para a equipa, que percebeu onde tinha errado e penso ter “aprendido a lição”. De qualquer dos modos penso que aprendemos do modo mais duro e também com alguma injustiça, pois considero que jogámos melhor nesse encontro. No entanto, venceu quem marcou mais golos (neste caso nos penalties) premiando de certo modo a insistência do Nisa Futsal que nunca desistiu e procurou sempre dar a volta ao resultado. Parabéns aos vencedores.

No que respeita á Taça Nacional penso que ficámos um pouco aquém do que poderíamos e deveríamos ter feito. Em Leiria o jogo não teve história, em casa contra a mesma equipa (N.S. Leiria) discutimos o jogo, perdendo 2-1 com uma equipa muito boa. Acabámos por perder a qualificação nos dois jogos com o Almeirim, onde em casa jogámos mal, não conseguindo mais do que um empate e, no jogo em Almeirim perdemos o jogo logo nos primeiros minutos, onde sofremos 3 golos. Como atenuante desde jogo, penso que o pavilhão municipal de Almeirim não é próprio para a prática da modalidade, pois desliza imenso (é bom para o hóquei que também se joga no referido pavilhão) o que prejudicou bastante a nossa equipa, ao contrário da adversária que está habituada e aproveitou bastante esse facto.

Resumindo, penso que em termos de resultados conseguimos algo aceitável, mas deveríamos e pretendíamos mais. Em termos de qualidade de jogo, aqui penso que houve uma evolução bastante consistente, com a equipa a possuir vários recursos, quer defensivos, quer ofensivos. Não nos cingimos a praticar uma ou outra jogada ofensiva, mas sim, pretendemos dotar os nossos jovens de vários recursos táticos e, neste sentido penso que a época foi muito boa.

Para o futuro, o grande desafio passa por captar mais atletas e treinadores com formação, que são os dois grandes problemas do futsal do Eléctrico neste momento.



O Blog Pixeis de Desporto agradece a disponibilidade do Mister Francisco Aragonêz para a elaboração deste artigo.

Sem comentários: