Futebol

Convidamos o Mister João Pinto - treinador da equipa júnior do CD Portalegrense 1925, a fazer um resumo da época desportiva da equipa, assim como a tecer alguma considerações adicionais sobre a competição.

Antes de mais, gostaria de felicitar o Campomaiorense pela vitória no campeonato. Foi a equipa que obteve mais pontos, revelou uma grande regularidade ao longo da época e sendo assim a vitória é merecida.

Agora que o Campeonato findou, é chegada a altura exacta para efectuar uma reflexão muito abrangente sobre os nossos comportamentos e sobre os objectivos aos quais nos propusemos.

Ao nível comportamental, foi de facto um ano de sucesso pois quer nos bons quer nos maus momentos, este fantástico grupo foi sempre muito unido, muito solidário, muito versátil e com um único pensamento — o espirito de equipa. Por tudo isto, queria agradecer e dar os parabéns a todo o meu plantel e equipa técnica pelo balneário que conseguimos construir!!

No que diz respeito ao aspecto desportivo, os objectivos foram claramente atingidos, pois no Campeonato ficámos 3 pontos atrás do primeiro classificado e conseguimos erguer um troféu ao vencer a Taça. Obviamente que o ponto alto da época foi a conquista deste troféu pois a equipa trabalhou e correu muito atrás deste objectivo. Por isso mesmo, o momento de alegria causado por esta conquista, reflectiu-se numa explosão de emoções acumuladas e vividas ao longo de toda a época.

Quando estava desenrolada a primeira metade do campeonato, referi que havia uma série de objectivos que ainda faltavam alcançar e que foram atingidos na segunda metade do campeonato. Mesmo sabendo que alguns dos jogos foram disputados com muita dificuldade, apresentámos uma regularidade exibicional e pontual notável (objectivo este claramente definido), conseguido através das 7 vitórias consecutivas e dos 9 jogos seguidos sem perder. Esta foi claramente a chave para repor um pouco a verdade do campeonato. Se verificarmos que no conjunto dos 4 jogos realizados com cada equipa, fomos melhores que todos os nossos adversários, só temos razões para ficarmos orgulhosos do trabalho desenvolvido. Se adicionarmos o facto de termos sido a melhor defesa do campeonato e termos o melhor marcador, dá-nos motivos de sobra para acharmos a época extremamente positiva. Mas não só de pontos vivemos, também existe o aspecto humano. Neste âmbito, podemos afirmar que todo o plantel foi utilizado em jogo, integrámos muitos atletas que nunca haviam jogado a nível federado e acolhemos de forma cordial qualquer atleta que quis treinar connosco, mesmo não fazendo parte do plantel.

O futuro do Clube ao nível dos júniores, deverá ser encarado com muita ambição e com um espírito muito positivo, pois se considerarmos este ano como um “ano zero”, estão lançadas as bases para conseguirmos um grupo ainda mais forte, mais competitivo e mais vencedor. Os principios que foram seguidos durante esta época saem claramente reforçados e se mantivermos os nossos ideais, melhoraremos o nosso desempenho. Existem muitos projectos e ideias para o próximo ano, no entanto, estão ainda a ser desenvolvidos em conjunto com a Direcção do Clube. Para os jogadores que subiram agora ao escalão sénior, é de facto uma pena não poder haver uma continuidade no Clube enquanto atletas. Em todo o caso e como sei que têm muito potencial desportivo e humano, tenho a certeza que facilmente serão procurados pelo seu valor e desejo-lhes a maior sorte do mundo para que consigam ser felizes enquanto praticantes de desporto, seja ele qual for.

No que diz respeito ao número reduzido de participantes neste escalão, é claramente um passo em falso na evolução do futebol de formação. Penso que deveria ser feito um esforço por parte das entidades competentes, no sentido de serem criados incentivos para a participação de mais clubes no futebol de formação. A Taça a duas mãos, um possível sistema de playoff’s, um período pré-competitivo,…, são algumas sugestões para alterar o quadro competitivo, no entanto, o que deverá ser realmente trabalhado é a escassez de equipas por forma a tornar o campeonato mais apelativo.

Um abraço Azul.
João Pinto

1 comentário:

pixeis disse...

O blog Pixeis de Desporto agradece a disponibilidade do Mister João Pinto para a elaboração deste artigo, bem como o apoio ao longo da época.