Futebol


Convidamos o treinador da equipa de juniores do SC Estrela  -  Mister Mário Claudino, para fazer um balanço da época desportiva da equipa, e ainda a dar resposta a outras questões que lançamos…

Relativamente às considerações sobre a época que terminou devo referir que a mesma não decorreu como estava previsto por diversos factores, alguns por culpa própria mas também outros que nos limitaram e muito na classificação (arbitragens). Relativamente às arbitragens, foi gritante em determinados jogos as decisões que prejudicaram a minha equipa, sendo mesmo cómico como é que um jornal do distrito escreve no artigo sobre a final da taça de juniores que a arbitragem não teve casos quando esse jornalista não esteve presente durante todo o jogo, e o que não faltou foram casos que prejudicaram muito a minha equipa.

Podemos considerar a época de juniores razoável até metade do campeonato e muito má na segunda metade da mesma competição. A equipa sentiu muito o peso das lesões nesse período, não se conseguindo equilibrar com elementos que, apesar de manifestarem muita vontade de ajudar, demonstravam um grau de inexperiência no escalão que se revelaria fatal em períodos mais intensos de alguns jogos. Relativamente à escassez de equipas neste escalão, realmente é triste que assim aconteça mas parece-me que não haverá solução nos próximos tempos, uma vez que a crise é notória e toca a praticamente todos os clubes. São muitas as despesas em qualquer escalão e torna-se muito complicado a qualquer equipa que não tenha já escalão de juniores, reunir nos seus quadros os recursos humanos (jogadores) para entrar numa competição com algumas aspirações.

Quanto ao Sport Clube Estrela, posso garantir que irá entrar novamente no campeonato de juniores. Quanto ao seu plantel, é difícil neste momento perceber ao que pode aspirar o mesmo, uma vez que alguns jogadores importantes se encontram neste momento no 12º ano e a sua vida académica poderá levá-los para outros destinos.

Em relação ao futuro daqueles que se tornaram seniores este ano, penso haver qualidade mais que suficiente para ocuparem o seu espaço no panorama do futebol distrital. No entanto, desconheço até ao momento quais serão os atletas que pretendem continuar a praticar a modalidade ou se já foram abordados por algumas equipas seniores.

Para finalizar, á pergunta que o site me fez sobre quais os meus objectivos e ambições futuras, neste momento não tenho resposta possível, uma vez que também eu me encontro a fazer um balanço pessoal sobre tudo o que se passou ao longo da época. Mais tarde haverá novidades sobre esta questão. No entanto, o grande objectivo no futebol de formação será sempre ajudar a tornar os meus atletas mais independentes dentro de campo mas também ajudar a torná-los mais e melhores Homens fora dele.


Atenciosamente,
Mário Claudino

1 comentário:

pixeis disse...

O Blog Pixeis de Desporto agradece a disponibilidade do Mister Mário Claudino para a elaboração deste artigo, bem como o apoio ao longo da época.