Livre Indirecto...

 Federações, Associações e Calendarizações

 O desporto em Portugal é regulado e tutelado pelas respetivas Federações das modalidades, que por sua vez delegam competências nas respetivas Associações regionais, numa perspetiva de descentrar e agilizar as respetivas competições. O futebol, penso que todos concordaremos que dentro do tema modalidades, vive numa galáxia à parte! Não raras vezes assistimos a praticantes de variadas modalidades despenderem esforços para as poderem praticar, no futebol qualquer praticante que ache que tem valor quer ganhar dinheiro, ser pago! Consigo facilmente recordar-me de alguns jogadores que estiveram presentes nos plantes das equipas com melhores orçamentos ao longo de várias épocas. Isto aconteceu de forma algo natural e um pouco devido à competitividade e ao facto do futebol ser um desporto de massas. As equipas para ter os melhores jogadores foram pagando cada vez mais a esses jogadores, como forma de aliciamento e de os convencerem, e os jogadores habituaram-se a jogar por dinheiro esquecendo os clubes e os valores que estes defendiam. Quem não conhece o poder do dinheiro que atire a primeira pedra, os jogadores acabaram por se tornar peões nas mãos da classe dirigente que não olhou a meios para atingir fins!

Este descontrolo orçamental acabou por atingir as Associações de Futebol que de uma forma um pouco incompreensível cobra taxas de inscrição absurdas e elevadíssimas para os cofres dos clubes e para as suas reais capacidades. Se a uma elevada taxa corresponder um serviço de excelência tudo bem. Ninguém fica aborrecido quando vai a um restaurante caro e é bem servido! Mas todos reclamamos quando se paga caro por um serviço fraco!

As Associações deveriam ser um meio facilitador, promotor e regulador das competições regionais. Deveria existir uma formação adequada de árbitros, dirigentes, técnicos, praticantes e as competições deveriam ser planeadas e pensadas em função dos praticantes.

Quando analisamos os principais problemas são estes os que mais saltam à vista! É necessário que se formem melhores dirigentes, é necessário que mais jovens queiram ser árbitros, para que os calendários não fiquem completamente dependentes da disponibilidade destes. Este facto é apenas uma constatação. Se observarmos o calendário distrital do futebol sénior do distrito de Portalegre assistimos a um encontro da taça entre as equipas do Alpalhoense e Monfortense numa quinta feira feriado e passadas menos de 48 horas, as mesmíssimas equipas voltam a encontrar-se para o campeonato. Menos de 48 horas? Como é que se planeia isto? O importante é que entre dois encontros, de competições diferentes é certo, não passaram sequer 48 horas. A nível motor e de condição física dos praticantes isto é desrespeitar algumas regras importantes.
Em paralelo, na competição sénior de futsal, o campeonato parou a 10 de dezembro para apenas voltar a competir dia 7 de janeiro. Um mês de paragem! Fisicamente os jogadores sentem-se, os momentos de forma são afetados, os espetáculos são piores, etc…

Porque acontece isto? De quem é a responsabilidade? Os clubes questionam a Associação sobre estes planeamentos? Existe falta de árbitros?

Deixo estas questões no ar para quem de direito refletir e pensar num futebol melhor para o ano de 2012.

Da minha parte gostaria de deixar um forte abraço e o desejo de umas Festas Felizes a todos os leitores do blog, familiares de e… dirigentes, treinadores, praticantes, agentes que fazem parte das mais várias modalidades e que fim de semana após fins de semana entregam o seu tempo e esforço ao desporto neste nosso distrito.
Boas Festas!


Por:

2 comentários:

Miguel Rodrigues disse...

Queria desejar a todos os desportistas e amantes do desporto que visitam este blog, boas festas com muita saúde! Ao João Valente, desejo que receba muitas prendinhas, porque ele merece muito, pelo que tem feito pelo desporto deste distrito.

Um abraço do Pai Natal ;-)
Miguel Rodrigues

Miguel Rodrigues disse...

Queria desejar a todos os desportistas e amantes do desporto que visitam este blog, boas festas com muita saúde! Ao João Valente, desejo que receba muitas prendinhas, porque ele merece muito, pelo que tem feito pelo desporto deste distrito.

Um abraço do Pai Natal ;-)
Miguel Rodrigues