Hóquei em Patins


Terminou hoje o XLI Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. O país africano de Angola (nas localidades de Luanda e Namibe) acolheu pela primeira vez este tipo de evento desportivo.
No jogo da Final... estiveram os países da Espanha e Argentina. A Espanha sagrou-se Campeã Mundial ao vencer o jogo por 4-3.
Na disputa do 3.º lugar estiveram Portugal e Chile, tendo a nossa Seleção vencido por 10-3.

Está assim feito o desempate no número de Títulos conquistados pelas Seleções de Portugal e Espanha. Agora a Espanha tem 16 e Portugal 15.
É de todo interesse relembrar que outras Seleções já venceram o Título Mundial de Seniores A: Itália (4); Argentina (4) e Inglaterra (2).

Classificação Final do XLI Mundial de Hóquei em Patins - Angola 2013:
1.º Espanha; 2.º Argentina; 3.º Portugal; 4.º Chile; 5.º Itália; 6.º Brasil; 7.º Moçambique; 8.º França; 9.º Angola; 10.º Suíça; 11.º Alemanha; 12.º África do Sul; 13.º Colômbia; 14.º Estados Unidos; 15.º Áustria e 16.º Uruguai.
As três últimas Seleções da Classificação Final descem da Divisão Mundial de Seniores A, para a Divisão Mundial de Seniores B.

Importa relembrar que Portugal é uma potencia na modalidade (também designado como crónico candidato à vitória final). A primeira conquista do Título Mundial aconteceu em 1947 (no III Campeonato Mundial, realizado em Lisboa) e o último registo é de 4 outubro de 2003, em Oliveira de Azeméis ( XXXVI Campeonato Mundial). Na Final o adversário foi a Itália e o resultado final de 1-0.
Acresce ainda registar que a nossa Seleção foi nove vezes finalista vencida.

Para assinalar o evento, foi fabricado numa empresa da cidade o maior stick de hóquei do mundo (registado no Guiness)

Por fim, já é possível saber que em 2015 o Mundial será em... La Roche-sur-Yon (França).

1 comentário:

pixeis disse...

O stick tem 17,25 metros, pesa 1.600Kg.
O stick esteve inicialmente exposto no Parque das Nações, com o sentido de divulgar o evento desportivo, estando agora num jardim da cidade de Oliveira de Azeméis, perto do pavilhão desportivo onde se realizou o Campeonato Mundial.