Livre Indireto...

Diminuição da participação dos clubes no desporto amador, porquê?

Temos vindo a observar que de ano para ano os campeonatos distritais das várias modalidades têm tido cada vez menos participantes, é uma realidade no país, mais o é no distrito de Portalegre. Os clubes no distrito de Portalegre vivem essencialmente dos apoios camarários, sendo estes cada vez mais escassos e tardiamente pagos. A realidade indica que as apostas camarárias no desporto são feitas de forma desequilibrada e sem critério, não se baseado num projeto de crescimento e desenvolvimento de modalidades e de praticantes, um pouco à base de folgas no orçamento. E aqui começa o problema! Não havendo um projeto e não sendo o desporto uma das grandes preocupações das Câmaras esse investimento é muito incerto e não dá garantias a quem gere os clubes de contar com x para planear y! Como fruto dessa inconstância temos assistido no nosso distrito a um aparecimento fugaz de clubes que se vêm com grandes recursos financeiros disponíveis e em vez de aproveitar esses recursos para planear, projetar, acautelar o futuro, realizam gritantes más gestões e fazem desaparecer esses recursos em 3/4 anos, se tanto, sem obter resultados desportivos, sem dar continuidade aos mesmos quando os conseguem, sem apostar na formação, sem melhorar infra-estruturas próprias, etc…
O atual momento é de crise e dificilmente as Câmaras podem dar resposta aos clubes mesmo que assim pretendam, então qual a solução? As empresas? Sinceramente também não me parece! O mercado empresarial em Portalegre é curto e está esgotado! As empresas que podem já ajudam os clubes e fazem o seu papel social. Penso que parte da solução passa pelo praticante pagador. Mas que apenas será possível com uma estratégia conjunta dos clubes, porque se num clube se paga e em outro não os praticantes acabarão por escolher aquele que não lhe cobra uma cota! Aqui, todos deverão perceber que é a sua própria sobrevivência que está em causa, e se exemplos forem necessários observem o que se passa com alguns dos clubes históricos do distrito, que deixaram de participar nos campeonatos seniores!
Gostaria, em jeito de conclusão, chamar a atenção para um clube que tem dominado o panorama desportivo no distrito de Portalegre, com bons apoios financeiros por parte da câmara é certo, mas com diversas modalidades e com um largo sucesso desportivo em todas elas. O Elétrico Futebol Clube tem conseguido uma prestação fantástica ao nível do futsal, futebol de 11 e basquetebol, conseguindo disputar campeonatos nacionais durantes vários anos seguidos e numa política de continuidade que apenas é possível com uma gestão rigorosa e realista das verdadeiras possibilidades do clube.
Assim a palavra mais importante é… Gestão!
Gerir um clube é uma tarefa difícil, mas terá obrigatoriamente que obedecer a um plano, com objetivos exequíveis, dependendo de uma monitorização e avaliações dos resultados obtidos e se necessário de redefinição desses objetivos nunca esquecendo o sítio onde estamos, que no caso de Portalegre é sinónimo de dificuldades!
Com as melhores saudações desportivas,

1 comentário:

pixeis disse...

O blog Pixeis de Desporto aproveita a primeira publicação do artigo de opinião de Nelson Diabinho, para agradecer o facto de ter aceite o desafio lançado por nós... dar opinião sobre assuntos do desporto no nosso distrito.

O artigo de opinião "Livre Indireto" será feito sem periodicidade.