Futsal

Prestes a ter início a 2.ª fase do Campeonato Distrital de Futsal Sénior, em Portalegre, convidamos o Mister Luis Costa (GD Arenense) a fazer um balanço da prestação da sua equipa na competição, bem como os objectivos a alcançar até ao final da época...

 "Sintetizando o que foi a primeira volta do campeonato de futsal da A.F.P., contrariamente ao que se esperava inicialmente, está bastante competitivo.
Analisando a tabela classificativa conclui-se facilmente que se encontra dividida em dois patamares distintos, onde os 4 primeiros classificados, pelo lugar que ocupam neste momento têm toda a legitimidade em se candidatarem ao título distrital. No entanto não se pode descorar as restantes 3 equipas, que apesar de não apresentarem grandes soluções no plantel tem vindo a evoluir muito ao nível técnico/tático.

No que diz respeito à nossa participação, é a primeira vez que o Grupo Desportivo Arenense, participa no campeonato de futsal, embora a classificação atual não se coadune com a qualidade de futsal que apresentámos ao longo de todos os jogos, não vamos “baixar os braços”. Fracassamos apenas nos resultados finais com os adversários que se encontram neste momento à nossa frente.

No jogo da estreia, por ironia do destino defrontámos a equipa que se assumiu como principal candidata. Foi um jogo muito equilibrado, sendo que a primeira parte foi dominada pela equipa Sou Jovem e a segunda pelo Arenense. Na minha opinião o resultado mais justo teria sido mesmo o empate, embora a vitória da Sou Jovem pela diferença mínima se tivesse aceitado, assim como se o Arenense tivesse ganho, também estaria correto uma vez que era um jogo onde quem errasse menos e por conseguinte marcasse, ganharia o jogo.
No segundo jogo defrontámos e vencemos a equipa de Futsal de Nisa, no sempre difícil pavilhão dos da casa. Foi um jogo marcado pelo nervosismo principalmente na primeira parte, devido ao resultado na jornada passada. No entanto soubemos reagir a todas estas adversidades e ganhámos apenas por 3-1. O Nisa Futsal apesar de ter uma equipa bastante jovem apresenta um estilo de jogo bastante agressivo no bom sentido da palavra.
O jogo seguinte foi para mim o resultado mais injusto, onde dominámos o jogo do princípio ao fim, onde o Guarda Redes do Belhó, seus postes e trave brilharam por variadíssimas vezes. No final tivemos que nos contentar com um modesto três igual, sabendo-nos a pouco.
A quarta jornada trouxe-nos outro adversário difícil, a Póvoa e Meadas que pela sua experiência e imprevisibilidade nos causou problemas. Aqui sim escorregámos, perdemos e quanto a mim bem, pela fraca exibição principalmente na segunda parte, onde não soubemos reagir as adversidades criadas pelo adversário. Este foi o único jogo da primeira volta onde realmente não merecemos pontuar.
Após a folga na quinta jornada, defrontámos e vencemos o vencedor da taça da A.F.P. do ano transato, que nos criaram bastantes dificuldade na primeira parte. No segundo tempo veio ao de cima a nossa condição física onde provocámos diversos desequilíbrios, traduzindo-se no resultado final de 4 - 1 a nosso favor.
No último jogo deslocámo-nos a Alter para defrontar a equipa que na minha opinião mais tem evoluído, e que sem surpresas ascendeu ao primeiro lugar na 3ª jornada. Preparámos o jogo com algumas cautelas o que se veio a concretizar no decorrer da primeira parte pela boa organização posicional do adversário. No segundo tempo a minha equipa libertou-se, e a espaços proporcionou grandes momentos de futsal.

Respondendo à segunda questão, no início da época propusemos-mos atingir vários objetivos, onde destaco os principais, tais como, representar condignamente o clube no campeonato, cimentar o espirito de grupo na equipa, assimilar processos técnico/táticos, terminar o campeonato nas três primeiras posições e preparar a participação na próxima época.

Relativamente à ultima questão, a única consideração que me apraz fazer, prende-se com o futuro distrital do futsal, onde felicito a A.F.P. por ter criado recentemente um calendário competitivo nos escalões de formação, por outro lado, acho que a modalidade no escalão sénior poderia ter outra projeção se o custo de inscrição de jogadores fosse inferior ao praticado neste momento, levando mais clubes a participar e desta forma proporcionando um campeonato ainda mais competitivo."


O blog Pixeis de Desporto agradece a disponibilidade do Mister Luis Costa para a realização deste artigo.

Sem comentários: