Futsal

Chegada ao fim a época oficial de futsal 2010/11 na A.F. de Portalegre, convidamos todos os treinadores do nosso distrital a fazerem um balanço da competição. Agradecemos a colaboração dos participantes.

"Foi a época em que os responsáveis da secção desportiva em conjunto com a equipa técnica colocaram a fasquia mais alta, desde que disputamos o Campeonato Distrital de Futsal e na qual obtivemos a pior classificação 3º lugar.
Época em que inscrevemos mais atletas (17) e que terminamos com menos (11) e desses onze, três eram G. Redes.
Foi um campeonato em que nunca conseguimos manter um bom nível, existiam jogos muito bons, outros razoáveis e outros maus, sem nunca conseguirmos grandes series de bons resultados o máximo que conseguimos foi uma serie de cinco vitorias e foi na parte final do campeonato, nos jogos com os rivais directos perdemos 12 (doze) pontos em 15 (quinze) no total do campeonato jogos esses onde nunca conseguimos estarmos concentrados, onde existia muito ansiedade e tudo isso em conjunto com as poucas hipóteses de ter os atletas todos ou a maioria deles para treinar, e alguns erros meus como responsável máximo da equipa resumiu se num 3º lugar.
Mas mesmo assim conseguimos tantas vitorias como o 1º classificado (11) fomos a equipa mais realizadora (92) golos que da uma média 5,75 por jogo fomos e terceira equipa menos batida (44) golos que da uma média 2,75 por jogo, a equipa com as maiores goleadas em casa e fora em todo o campeonato, tivemos o 2º e o 3º melhores marcadores da época e ficamos a 4 pontos do 1º e com os mesmos pontos do 2º, rivais com quem perdemos 6 pontos para cada um na disputa directa.
Depois do término do mesmo tiramos algumas conclusões que com os erros também se aprende e esperamos não cometer os mesmos erros num futuro.
Agradecer a todas as pessoas que colaboraram com a secção desportiva e nos ajudaram e apoiaram nos momentos menos bons que existiram na época, e a todos os atletas que fizeram parte do plantel pelo que deram em prol da equipa mesmo prejudicando a vida pessoal e profissional em alguns casos e momentos.
Dar os parabéns a todas as equipas, atletas, treinadores, dirigentes pela digna representação em defesa do futsal do distrito e dos seus clubes.
Dar os parabéns ao CCD Reguengo pela conquista do Campeonato Distrital e ao SC Campomaiorense pela conquista da Taça e da Supertaça Distrital.
Desejar a todas as pessoas ligadas ao Futsal muitas felicidades e muita saúde e que todos juntos possamos fazer desta modalidade a maior do distrito.
E dar um grande abraço de amizade e agradecimento ao amigo João Valente pelo que tem feito pelo futsal no distrito de Portalegre."
O Treinador da SIR
Vitor Barreto



Todos nós sabemos que a época se divide em 3 fases distintas, pré-época, período competitivo e período transitório, assim, e começando por ordem podemos dizer que o SCC teve um desempenho excelente na pré-época onde venceu todos os jogos de preparação que realizou, preparámos equipa mais nos aspectos táticos e físicos para entrarmos fortes na prova, deixando os aspectos técnicos e psicológicos para outra fase. Podemos dizer que isso foi conseguido em parte.
No período competitivo entramos forte em casa com a Comenda e logo de seguida numa deslocação a casa de um rival e também candidato ao título conseguimos uma grande vitória, talvez por algum deslumbramento os jogadores entraram numa de olhar os adversários de cima para baixo e, custou-nos alguns pontos, aliado a esta postura inaceitável tínhamos um plantel curto e com lesões de jogadores muito importantes. Tudo muda com a chegada do André Reis em Dezembro e mais tarde de Gil, este dois excelentes jogadores vieram dar um leque de opções qualitativa e quantitativamente. Até porque passado poucas jornadas ficamos sem o nosso pivot Jorge Carrilho. Se é verdade que terminamos com uma derrota humilhante em Portalegre perante o Reguengo e iniciamos a 2ª volta com um empate na Comenda, também é verdade que nestes momentos é que se definem os Clubes com uma estrutura acima da média e vemos se realmente temos ou não Homens, e disso posso orgulhar-me, porque os meus Jogadores foram uns bravos em nunca baixar os braços e continuarmos com uma cultura de rigor e de ilusão muito grande. Essa forma de estar trouxe-nos a melhor das recompensas que podemos ter, 2 Troféus, o melhor marcador pelo 2º ano consecutivo (Elton) e a primeira a equipa do Distrito a conquistar pelo 2º ano consecutivo a Supertaça. Não conseguimos o Campeonato por ser uma prova de regularidade, e por esse factor o Reguengo foi mais forte.
Vamos entrar no período transitório e de férias, deixo uma palavra de agradecimento e de enorme admiração por todos os que trabalharam comigo e com o Prof. Carlos, aproveito esta oportunidade pública para dedicar todo este êxito a duas partes distintas, em primeiro lugar ao Nuno Travassos que nos proporciona excelentes condições para fazermos o que mais gostamos, em 2º lugar aos nossos adeptos que nunca nos abandonaram e viveram todas emoções connosco. Neste período sei que os nossos atletas irão disputar alguns torneios, fica o alerta para que escolham bem, na minha opinião devem ter em consideração se tem ou não seguro nas provas e qual o tipo de torneio, porque a maioria não reúne condições.
Por último mas não menos importante, felicitar, agradecer, reconhecer…., serão poucas palavras para enaltecer o trabalho do João Valente, fica aqui o muito obrigado do Campomaiorense pelo que tem feito pelo Futsal do nosso Distrito.
Para terminar, desejo a  todos e boas férias Futsalisticas."

Por: Manuel Grosa  -  SC Campomaiorense



"Antes de mais quero começar por dar os Parabéns as todas as equipas que disputaram este campeonato, pois todas contribuíram para o bom campeonato que disputamos, a qualidade das mesmas tem vindo evoluir de época para época, com isso temos todos a ganhar, cada vez mais se vê pavilhões bem compostos de público, a modalidade vem ganhado cada vez mais adeptos, e neste campeonato que terminou, isso foi bem visível.
Quanto à época que o CCD Reguengo realizou, claramente que faço um balaço muito positivo, mas não foi nada fácil.
Começamos por ter um verão de 2010 muito atribulado com muitas saídas de atletas (10) em que 4 eram dos que mais tempo de jogo tinham na época 09/10.
Mantivemos 6 atletas e entraram 10 caras novas para o plantel, conseguimos juntar um grupo com bons jogadores, mas a primeira dificuldade foi ter que formar uma nova equipa.
A primeira impressão do grupo formado dava indícios de realizar uma época dentro do que o Reguengo tem vindo a fazer ao longo das épocas.
Com a chegada dos primeiros treinos deu logo para perceber que tínhamos um grupo com qualidade, com muita vontade de treinar fomos trabalhando até a chegada dos jogos particulares.
Dos 4 jogos particulares apenas vencemos 1, enquanto alguns dos nossos adversários iam dando goleadas.
É sempre bom ganhar mas tínhamos a consciência que tínhamos ganho os mesmo número de pontos que os nossos adversários mesmo perdendo jogos, o que queríamos e conseguimos foi ganhar uma grande consistência defensiva, com tanta cara nova tínhamos primeiro por começar a  ter rotinas defensivas.
Entramos muito fortes na época com 4 vitórias consecutivas, em que nas 3 primeiras jornadas não sofremos golos, logo aí mostramos que podiam contar connosco para " atrapalhar " nas contas dos anunciados candidatos ao titulo.
Entre a 5.ª e 7.ª jornada tivemos uma derrota e única no campeonato e dois empates, foi a nossa pior fase em termos de resultados, foi a partir daí que equipa subiu mais um nível, uniu-se mais do que nunca e passamos o jogar um futsal de bom nível, a jogar em equipa, de forma "agressiva", dinâmica e muito    pressionante.
À 9.ª jornada recebemos o Campomaiorense, vencemos por 6-1 mas melhor que isso foi a demonstração de valor da equipa, a partir desse jogo todos sentimos que era possível aspirar a algo mais no campeonato.
Com a chegada da 2.ª volta, entramos novamente muito fortes com 4 vitórias consecutivas.
Depois da vitória sobre a SIR em Elvas pela primeira vez assumi que queríamos ser campeões, pois senti isso, sabia que logo na jornada a seguir poderíamos finalmente alargar distâncias sobre para o 2.º classificado, o que acabou por acontecer.
A partir daí passamos a jogar de maneira um pouco diferente, jogamos para ser campeões, possamos a jogar de forma muito madura e responsável, nem o empate com o Soujovem nos fez abanar.
Jogamos em casa com Alter para sermos CAMPEÕES algo novo para a mais pequena colectividade presente neste distrital, e felizmente conseguimos.
Para finalizar o campeonato fomos até Campo Maior desfrutar do grande espectáculo que é o futsal.
Somos campeões com grande justiça e mérito, fomos a equipa mais regular ao longo de todo o campeonato, apenas a 8.ª jornada foi passada em 3.º lugar.
Acabamos por ter a melhor defesa, algo que pessoalmente dou muito valor, não tivemos nenhum jogador expulso, algo que nos devemos orgulhar.
Dar mais uma vez os Parabéns aos atletas pois foram os grandes responsáveis por este feito, pela qualidade que têm e pela vontade demonstrada de trabalhar sempre mais, mereceram claramente este Título.
Acredito muito neste grupo, não sei onde nem quando mas vocês vão voltar a sorrir...
Obrigado por tudo Campeões!!"


Por: Jorge Garção  -  CCD Reguengo

Sem comentários: