Futebol


No momento em que se prepara para iniciar a segunda fase do Campeonato Distrital de Futebol - Júniores, convidamos o Mister Ricardo Graça (Sport Clube Estrela)  a fazer um balanço da "1.ª volta" e a partilhar connosco os objectivos da equipa, até ao final da época...

"O campeonato distrital de juniores não começou da melhor forma para o S.C. Estrela, uma vez que sofremos uma copiosa derrota em Elvas na primeira jornada. No entanto, e ao fim das primeiras 9 jornadas, podemos considerar que a 1ª volta termina de forma positiva para a nossa equipa. Nesta fase perdemos 3 jogos, dois deles com as equipas potencialmente mais fortes, e outro que, em casa, e apesar de estarmos 3 vezes em vantagem, acabamos por perder por 5-4. Alcançamos ainda um empate e vitórias nos restantes 4 jogos disputados.
 No que respeita à classificação considero que a mesma deixa transparecer uma divisão tripartida entre as equipas. Temos dois destacados na frente; depois 4 equipas a tentar diminuir esta distância, e por fim outras 3 equipas, que, não pela falta de qualidade (que essa diferença não é real) mas pela diferença pontual, tentam "fugir" ao último lugar.Nos jogos disputados pelo S. C. Estrela verificou-se sempre algum equilíbrio de valor (exceção feita à já citada primeira jornada) e a maioria dos jogos foram bem disputados, se bem que, por vezes, prevaleceu a vontade e “atitude” em desfavor do talento.
Para a segunda volta esperamos fazer mais que 13 pontos o que nos levará, certamente, a subir na tabela classificativa. Sabemos que não é fácil subirmos mais que um lugar, mas se alcançarmos esse objetivo, consideraremos, no final, que a época foi desportivamente positiva.

Para mim que é a primeira vez que treino este escalão, está a tratar-se de um grande desafio e uma excelente experiência. As idades que estes jogadores têm, são de alguma forma, críticas, uma vez que se trata da transição para a idade adulta e esta fase é composta por poucas responsabilidades individuais, mas muitas propostas e agendas sociais “mais adultas”. Assim, a esta fase da formação já não chegam todos os jovens destas idades, outros vão deixando de aparecer por este ou aquele motivo, constituindo-se aqui um dos grandes desafios de quem dirige este processo: manter a equipa coesa, competitiva e unida apesar de todos estes fatores. E no que concerne a este capítulo, no S. C. Estrela está a ser desenvolvido por diretores, pais, técnicos e apoiantes um extraordinário trabalho. O apoio prestado pelo técnico e jogadores da nossa equipa de juvenis é também fundamental para este desiderato, uma vez que algumas convocatórias contam com um terço de atletas deste escalão.

Sou a favor do futebol! Sou a favor da verdade! E no futebol a que nos estamos a referir, o mais importante são os jovens jogadores. É neles e na sua formação que deveremos atentar, por isso foquemo-nos nisso. Todos!"


Um Abraço,
Ricardo Graça


O blog Pixeis de Desporto agradece a disponibilidade do Mister Ricardo Graça para a elaboração deste artigo.

Sem comentários: