Futebol


Em vésperas de se iniciar o Campeonato Distrital de futebol sénior – AF de Portalegre, convidamos o Mister Hugo Paínho (ADL O Condestável) para nos dar sua opinião e antevisão sobre a competição...

- a sua opinião sobre a novidade da presente época 2013/14 - a realização de um Torneio de Abertura. E que influência julga que vai ter em termos competitivos do Campeonato Distrital?

Tenho uma opinião um pouco dividida em relação a este assunto, e passo a explicar:
 Se por um lado acho interessante, e dado que temos poucas equipas inscritas, foi encontrada aqui uma forma de não estarmos tantos meses sem competição e preencher cerca de mês e meio com jogos, por outro lado e em relação ao meu trabalho em concreto, não foi de todo uma mais-valia, e isto porque já tínhamos a pré-temporada definida, com 8 jogos amigáveis, com mês e meio de período pré-competitivo, e todo um trabalho tendo em vista o início do campeonato no inicio de Outubro…e a informação deste Torneio de Abertura peca por tardia (atenção que não aponto o dedo a ninguém, pois sei das eleições e da tomada de posse da nova direção da AF Portalegre muito em cima do inicio da época), mas como por certo me entende, esta alteração mexeu com as minhas estratégias e principalmente metodologias, pois estamos perante atletas amadores e temos aqui que saber gerir um grupo de uma forma correta e homogénea conforme os timings que definimos.
Portanto, e concluindo, pode ser uma boa ideia sim dada a conjuntura, mas este tipo de decisões terá que ser sempre com a devida antecedência, para bem de quem gosta de fazer um trabalho planificado e orientado.
 
 
- Que ilações tirou da sua equipa, após esta "pré-época"?
 
Estou bastante satisfeito com a entrega e determinação deste grupo (outra coisa não esperava), somos hoje uma equipa mais adulta, com um superior conhecimento de cada um, das nossas forças e fraquezas, e penso estarem reunidas as condições para que, e aprendendo com os erros do passado e com espirito de melhorar e querer sempre mais, esta “pré-época” nos ajude a fazer um bom campeonato.
 
 
- Pelo terceiro ano no comando técnico da ADL O Condestável, que classificação final aspira?
 
Tenho afirmado desde o início que tudo começou do zero, literalmente do zero, e o nosso caminho tem vindo a ser trilhado sempre em crescendo… Por isso o objetivo é só um: Fazer Melhor!
Fazer melhor em cada palestra, em cada treino, em cada jogo, em cada época… Não termos medo de assumir que queremos mais, sempre mais, e que não há limite para a nossa ambição, até porque, e como digo aos meus atletas, quem trabalha como eles de forma séria e honesta, empenhados e imbuídos num espirito de amizade e equipa, só pode aspirar a conseguir sempre mais e melhor!
Portanto, e embora a classificação interesse e seja esta que fique nos registos, mais importante é trilharmos caminho para que essas classificações sejam sempre as melhores e deixar uma via limpa, livre e bem definida para que o futuro da ADL “O Condestável” seja uma realidade positiva. É esta a minha maneira de encarar o futebol, o desporto e o associativismo em si.
 
 
- Na sua opinião, quem são os favoritos ao Titulo de Campeão Distrital 2013/14?
 
É claro que o Elétrico pelo seu historial e bases dum passado recente, assim como o Gafetense por tudo o que já fez esta época, são os grandes candidatos ao título final. Mas não queria deixar aqui de afirmar que, e segundo o que já vimos no torneio de abertura, todas as equipas se mostram bastante fortes, organizadas e que não será fácil a ninguém levar os 3 pontos semana após semana… penso que iremos ter um belíssimo distrital!
 
 
- Que opinião tem sobre a reformulação do Campeonato da 3.ª Divisão Nacional?
 
Mais cedo ou mais tarde algo tinha que ser feito…mas a verdade é que os clubes do interior, especificamente os do Alentejo irão ter cada vez mais dificuldade em se afirmar a nível nacional. Não basta serem “bons” no distrital, terão que ser “enormes” a nível nacional, e isto não só dentro de campo, não só a equipa, mas toda uma estrutura e um alicerce que terá de ser muito competente e ter, naturalmente, muitos apoios.
 
 
- Em relação ao projecto Escola Academia Sporting de Sousel, a que está associado, que aceitação está a ter junto da comunidade? E em termos práticos, que retorno desportivo está a ser alcançado?
 
Aqui sim, falamos de algo grandioso…penso mesmo que a maioria das pessoas ainda não percebeu a importância de estar em Sousel, no nosso Alentejo, no nosso Distrito, a ÚNICA Escola Academia Sporting do interior do país!
O Sporting CP previa uma adesão de 60 a 80 atletas no primeiro ano (segundo o seu estudo de mercado) e nós tivemos nada mais, nada menos de 112 crianças… só estes números já respondem a muitas questões e dúvidas que poderiam existir em relação ao projeto. Depois a base de conhecimentos que nos tem sido transmitida, a evolução dos nossos atletas, quer a nível técnico e tático da modalidade, mas principalmente a nível social e humano, e toda uma forma diferente de ver e encarar o futebol de formação são motivo de orgulho desta associação.
Penso não exagerar ao dizer (e como coordenador técnico é esta a palavra que passo aos encarregados de educação dos atletas) “há uma era desportiva em Sousel antes da EAS-Sousel, e uma depois…e esta nova era é anos-luz melhor e mais evoluída que a anterior!

 
 

Sem comentários: