Futebol


Para encerrar a época desportiva de futebol A.F. Portalegre - Juniores 2012/13, convidamos o Mister João Pinto (CD Portalegrense 1925) para fazer um balanço de mais uma época de sucesso (conquista de Campeonato e Taça), bem como a desvendar um pouco do seu futuro e o desta geração de atletas.

"As minhas primeiras palavras, dirigem-se a todos os jogadores que compuseram este grande grupo dos Juniores do CDP1925... O comportamento que tiveram, o orgulho que defenderam, a coragem e valentia que demonstraram, a humildade e a amizade que nunca se desfizeram, o talento e a organização que utilizaram, fez com que construíssem uma história muito feliz para as suas vidas, justificando plenamente o título de CAMPEÕES, dentro e fora do campo! Este conjunto de atletas teve uma evolução fantástica ao longo dos anos e merece este título como ninguém!
Por tudo isto, MUITOS PARABÉNS!

Antes da época começar, foram claramente definidos dois objectivos que seriam muito mais importantes que todos os outros. Esses objectivos passavam pelo campo pessoal/humano, nomeadamente na recuperação para a vida diária e desportiva de dois dos nossos atletas. E foi com muita satisfação, que esses dois objectivos foram “apenas”os primeiros a serem alcançados, muito antes da época findar.

Só depois, existiu a vertente desportiva. Nunca fomos obcecados por vitórias mas corremos sempre atrás de um sonho que sabíamos que enquanto dependesse de nós, podia ser concretizado. Este foi claramente um projecto de 2 anos. O ano passado a vitória final foi entregue a outra equipa mas nós estivemos muito perto de a alcançar. Se mantivéssemos a nossa linha de pensamento e se mantivéssemos a continuidade do ano anterior, sabíamos que este ano estaríamos mais perto de vencer. Um campeonato inteiro sem derrotas reflecte inteiramente o que se passou dentro de campo e o sucesso deste projecto. Desde o primeiro ao último minuto, tivemos sempre muita vontade de vencer, facto este que nos fez disputar todos os jogos com extrema intensidade. E quando não o fizemos, fomos humildes ao ponto de reconhecer que tivemos dificuldades... O balneário assumiu uma importância maior, porque nunca deixámos que vozes exteriores nos perturbassem, mesmo até muito antes da época começar. E temos a consciência que nunca nos deram muito crédito, que fomos sempre muito criticados e que a crença em nós nunca foi muita mas essa foi a nossa força, porque demonstrámos a muita gente que conseguíamos ser organizados, competitivos, correctos e honestos a disputar qualquer jogo, fosse com quem fosse. Tivemos sempre muita dificuldade em formar convocatórias e muita escassez de meios, mas sabíamos que nos tínhamos uns aos outros e fossemos os que fossemos, teríamos força para ultrapassar os obstáculos, todos juntos.

Estes jogadores que conseguiram 14 vitórias e 2 empates em 16 jogos, que tiveram o melhor ataque e a melhor defesa, que são bi-campeões na taça entre outros feitos, merecem um maior destaque do que aquele que têm tido. No desporto, para ser notícia em Portalegre que uma equipa de Portalegre venceu o que quer que seja, é preciso ser sénior ou então ser a própria equipa a lembrar do que fez, correndo-se o risco de ser sujeito a más interpretações... Ainda bem que existem os“Pixeis de Desporto” porque caso contrário, não havia qualquer referência à brilhante época que estes jogadores tiveram. Ainda hoje, se eu fizer uma pesquisa sobre quem venceu a taça de juniores, de Portalegre não encontro nada...

Para a próxima época, tanto as minhas expectativas como as de todo o grupo, passam obviamente pela disputa do nacional de juniores! É isto que ambicionamos, é isto que queremos, sabemos que será difícil mas enquanto houver possibilidade de sonhar, fá-lo-emos com toda a convicção!!

Em relação aos jogadores que subirão à categoria de seniores, repito o que disse no ano transacto e com toda a certeza: é uma pena não termos uma equipa sénior para possibilitar uma continuidade mas com o valor que todos têm, decerto encontrarão colocação noutros clubes e a praticar o desporto que desejarem e em que se sintam felizes.

Finalmente, queria agradecer à Direcção, ao treinador dos juvenis, o apoio do meu amigo Pina e dar um abraço muito especial a toda a “minha” equipa técnica e directiva. Foram enormes..."

Abraço,
João Pinto

1 comentário:

Unknown disse...

muito bom grande mister João Pinto. grande trabalho, com muito mérito.
afinal ainda se trabalha/qualidade no alto alentejo. muitos parabéns. forte abraço