Futsal

Em vésperas de se iniciar a "segunda volta" do Campeonato Distrital de Juvenis - AF de Portalegre, convidamos o Mister Ricardo Soares (Nisa Futsal Clube) a tecer umas palavras sobre a competição e o desempenho até agora alcançado pela sua equipa nesta prova, assim como a partihar um pouco desta sua primeira experiência como treinador.

"Queria começar por agradecer ao Sr. João Valente por o convite proporcionado para deixar o meu comentário no blog Pixéis de Desporto.
Quanto ao Campeonato Distrital Juvenil de futsal de Portalegre penso que está a ter um nível bastante bom e alto para o primeiro ano deste escalão na modalidade.
Ao final da primeira volta e apesar de serem poucas as equipas a participar ainda há penso que 3 possíveis candidatos ao titulo sendo que a minha equipa, Nisa Futsal Clube está dependente de resultados e não poderá falhar em mais nenhum jogo, o que é bastante difícil devido a qualidade apresentada por a equipa de Ponte de Sor e a equipa de Sousel. Mas claro que até haver uma reste-a de esperança, a gente vai acreditar sempre que ainda podemos chegar ao lugar mais desejado no final da época por todas as equipas, o primeiro lugar.
 
No inicio da época defini um objetivo para os meus jogadores que só depende de nós neste momento, que foi alcançar no mínimo um segundo lugar no presente campeonato, mas claro que é sempre um objetivo difícil pois todas as equipas pretendem fazer uma classificação boa.

No presente campeonato tenho a dizer que o calendário para a minha equipa é bastante penalizador pois começamos o campeonato contra uma grande equipa que é o Elétrico da Ponte de Sor, e após esse jogo o campeonato parou para férias de natal durante duas semanas o que fez a equipa perder ritmo de jogo. Após essas duas semanas visitamos a grande equipa de Sousel, sem ritmo de jogo o que nos prejudicou um bom bocado, não quero com isso dizer que perdi esse jogo apenas por essa razão pois não gosto de usar desculpas e diga-se de passagem que as duas derrotas que a minha equipa apresenta neste momento são conquistadas por duas equipas que têm todo o mérito dos seus jogadores e treinadores.

Como o campeonato é muito curto há muito pouca margem de erro e isso complica um bocado as contas das equipas que precisam de resultados ou de golos.

Penso que o campeonato tem poucos jogos e muitas paragens, talvez possa-se fazer algo para tornar o campeonato mais longo e com menos paragens. A solução poderia passar por um maior número voltas, em vez de se jogar a duas voltas, talvez jogar-se a quatro e daria para se ajustar melhor o calendário, ou então a três voltas com a existência de playoffs.

Por fim gostaria de referir que todo o trabalho que a equipa do Nisa Futsal Clube apresenta em campo como por exemplo modelo de jogo, jogadas e capacidades dos jogadores só são possíveis com um grande trabalho de épocas anteriores, onde esta equipa participou no campeonato de Castelo Branco. Por isso, gostaria de referir os verdadeiros autores de maior parte do trabalho que os meus jogadores vêm a apresentar começando por o Excelente trabalho de Gonçalo Carita (Treinador principal da equipa na época 2010/2011) e Rui Carita (Treinador de Guarda-redes na época 2010/2011), e claro de magnifico trabalho também de João Paulo Borrego (treinador da equipa na época 2011/2012) e Carlos Felício (treinador de guarda-redes na época 2011/2012) pois sem estes 4 nomes aqui referidos a equipa nunca estaria ao nível que apresenta neste momento e acredito que se eles continuassem a frente da equipa por mais tempo o trabalho deles seria reconhecido com talvez um titulo neste ano.

Gostaria também de referir o nome do Cláudio Piedade que é o atual treinador adjunto que que a sua ajuda tem vindo a ser crucial para o melhor desempenho da equipa e até para o meu crescimento a nível de treinador. Não esquecendo também que o Cláudio trabalha muito com os Guarda-redes da equipa ajudando assim David Mendes no seu grande desempenho na evolução dos dotes desses mesmos (Guarda-redes).

Também tenho a sorte de em alguns treinos ter a colaboração de Rui Carita no trabalho com os guarda-redes, Daniel Ramalhete com o conjunto total da equipa, tal como o Carlos Felício.
Agradeço a todos os que perderam o alguns minutos a ler o meu comentário,

Desejo um Bom Resto de Época para todos os atletas, treinadores dirigentes e apoiantes deste e outros desportos.
 
Gostaria de finalizar o meu comentário, referenciando o Grande e Inigualável Publico de Nisa que nos enche o pavilhão, pois eles são bastante importantes para as nossas equipas e é um orgulho quando conseguimos agradar e dar vitórias a essas pessoas que tanto nos apoiam."

Obrigado
Cumprimentos
Ricardo Soares


O blog Pixeis de Desporto agradece a disponibilidade do Mister Ricardo Soares para a elaboração deste artigo.

2 comentários:

A.S. - Futsal em Portalegre disse...

Merece este destaque, todos sabemos que no nosso distrito, as pessoas multiplicam-se em esforço e empenho para não deixar que a modalidade cair no esquecimento e o Ricardo é um grande exemplo disso, empenho e dedicação num escalão fulcral para o desenvolvimento do Futsal em Nisa e arredores.

Muitos parabéns rapaz!
Muitas felicidades e tudo de bom para ti!

Andreia Santinhos

A.S. - Futsal em Portalegre disse...

Merece este destaque.
Uma pessoa, falando precisamente no nosso distrito, onde o futsal ainda está a chegar à "pré-adolescência", tem de se desdobrar em esforço, empenho e dedicação para que o nosso futsal não deixe de evoluir e isso passa pela formação, que é o futuro deste desporto.
Parabéns ao Ricardo pela dedicação numa área que para ele foi estreia este ano e a todos os interveniente na área da formação, principalmente na equipa de Nisa, que tanto faz pela mesma, notando no feedback do público!

Tudo de bom!
Andreia Santinhos