Olhar discreto...

ELÉCTRICO F.C - Futsal


Como é do domínio de alguns dos leitores, o EFC foi, através do Mister/Amigo Francisco Aragonez, o 1º clube que representei no Futsal, como Treinador Adjunto, época 2008/2009 (1ª época do clube na 3ª Divisão Nacional Série C e consequente 1ª manutenção).


Os níveis competitivos que exigem os Campeonatos Nacionais (Futsal).
Como será de prever as exigências de um Campeonato Nacional não são minimamente aquelas que exige um Campeonato Distrital, pelo menos no nosso distrito. Passo a explicar, o campeão distrital da Associação de Futebol de Lisboa para sê – lo, submete – se a um grau de exigência muito mais próximo do grau de um Campeonato Nacional, comparativamente à exigência requerida a um campeão distrital da A.F. Portalegre, A.F. Évora ou da A. F. Castelo Branco. Mas porquê? Porque é que é mais exigente ganhar o distrital de Lisboa ou de Leiria, do que ganhar o distrital de Portalegre ou Évora? É porque essas zonas estão geograficamente melhor situadas (maior densidade populacional) em relação às que comparamos? Também, mas não explica tudo … Lá existem mais e melhores jogadores? É um facto….mas, na minha óptica o que faz com que os clubes pertencentes a tais zonas (e Associações) tenham uma exigência mais próxima do que é necessário para responder positivamente a um campeonato nacional é a competitividade que essas mesmas Associações têm nos seus campeonatos, sendo algo exigentes, “próximos” do que se encontra num campeonato nacional. E como é que se consegue ter um campeonato mais competitivo? Na minha perspectiva é uma conjugação de factores, factores esses dependentes das Associações de futebol…….. E quais são os factores? Começo por frisar o valor que é cobrado pelas Associações por cada atleta inscrito…. Podemos constatar que a A.F.P não é das mais “baratas”, o que leva a uma retracção na inscrição de potenciais novas equipas, diminuindo assim o número de equipas (um factor que pode desencadear o diminuir da competitividade) …. Depois, a falta de cursos de formação (até se pode alegar que há pouca procura, mas só se sabe se há procura se existir oferta) a nível de dirigentes (já não falo na oferta de formação ao nível de treinadores) …. Como é óbvio, se existir uma instrução “avançada”, que permita alargar horizontes, formas de actuar, intervir, percepção do próprio jogo (e suas necessidades) e funcionamento de um clube em cada “momento” da época para os dirigentes do nosso distrito, os próprios clubes viriam a beneficiar, pois estariam mais e melhor estruturados / organizados, aumentando assim a sua eficiência, conferindo posteriormente maior qualidade ao trabalho desenvolvido por jogadores e treinadores. Ou seja, no fundo o que é necessário para aumentar a competitividade (excelente a abertura de escalões de formação) no nosso distrito é re - definir estratégias (AFP), sendo nós, agentes desportivos (Dirigentes, Treinadores e jogadores) mais exigentes connosco próprios (hoje cada vez mais um patrão exige mais aos seus colaboradores e o desporto, futsal, não foge à regra) porque independentemente do nível em que estejamos temos de ser Profissionais dentro do Amadorismo. Só assim se consegue aproximar do nível superior…. “Antes de exigir dos outros temos de exigir de nós!”

A Formação e sua importância (vão ter Iniciados e Juvenis).
Na minha opinião este tópico é muito importante para o desenvolvimento da modalidade no nosso distrito e da própria secção de Futsal do EFC, peca por tardia.
O EFC por via das manutenções consecutivas na 3ª Divisão, foi quase “obrigado” a iniciar a formação, e ainda bem. Defendo que a formação (para mais nesta modalidade) é um processo aquisitivo, constante e gradual. Julgo que para suportar esta formação é necessário um Modelo de Ensino da prática onde nos primeiros anos (escolas/Benjamins) se ensine gestos técnicos, promovendo o Desenvolvimento motor das crianças. No escalão seguinte (Infantis), defendo que se deve implementar os Princípios Gerais (Recusar Inferioridade, Evitar Igualdade e Procurar Superioridade), conferindo já alguma Organização estrutural (ocupação de espaços / posicionamento).
Posteriormente, em Iniciados os jogadores deverão contactar com os Princípios de jogo específicos, tanto Defensivos como Ofensivos e assim sucessivamente (passando pelo trabalho dos princípios dos sub – princípios, trabalho dos momentos do jogo, etc…) até chegarem a Juniores, onde aí os jovens atingem o seu desiderato, estando posteriormente alguns dos jogadores formados em condições favoráveis de incorporar com sucesso uma equipa com responsabilidades num Campeonato Nacional. Além disto, importa referir que um jogador formado sai mais barato que um jogador de “fora”, e as equipas seniores necessitam de renovação…..

Leitura para o facto de no 1.º ano de Nacional ter-se lutado para não descer e  depois mais 3 anos sempre a melhorar na classificação... será a subida de divisão uma miragem?
Bem, na minha opinião esse ano foi a base para os restantes anos … Foi a equipa com mais entreajuda que vi, pois são, na verdadeira acepção da palavra, UMA EQUIPA DE AMIGOS. Olhando agora assim de forma rápida para o plantel, verifico que alguns dos jogadores já tinham mantido na 3ª Divisão, na extinta equipa da Aldeia Velha, que era comandada pelo “pai” do FUTSAL do norte Alentejo, Emanuel Baleizão, sem demérito para o que fizeram José Alberto Rosa (Nisa Futsal) e mais recentemente Manuel Grosa no nosso distrito. Não posso deixar de referir que aliado às qualidades humanas e táctico – técnicas dos jogadores houve um factor muito importante, a capacidade de liderança de um treinador chamado Francisco Aragonez, que como Treinador – Jogador mantém o EFC na terceira divisão ano após ano… São neste momento o expoente máximo do Futsal no nosso distrito, tanto o Francisco como o EFC, mas acho que devem manter os pés bem assentes no chão….. o subir de divisão implica várias alterações, e o clube poderá não estar preparado para tal, correndo-se o risco de desmoronar tudo …. Acho que a equipa tem qualidade para fazer um campeonato tranquilo, sem sobressaltos, mas não está dependente só dela para lutar pela subida ….

Perspectiva e importância de participar na Taça de Portugal. Vencer e esperar jogar com um grande?
Penso que a mentalidade se mantém desde que saí, há o orgulho e vontade de levar o nome de Ponte de Sôr mais além no panorama nacional (uma vontade enorme de elevar o nome do EFC). Não há a pressão de ter de passar a eliminatória, mas há vontade de chegar o mais longe possível, tentando encontrar uma equipa grande posteriormente. Pessoalmente acho que era o justo prémio para estes homens, que fizeram muito, mas mesmo muito pelo futsal do nosso distrito…. Muitos talvez não tenham noção da real qualidade destes atletas, mas apraz referir que salvo erro à dois anos alguns destes atletas do EFC venceram a maratona de Portalegre pelo Pontessorense F.C, contra jogadores como, João Matos, Djô, Diogo Santos (campeões nacionais), Bruno Cardoso, entre outros …
No que respeita ao jogo de sábado contra a ARCD Mendiga penso que o EFC é favorito, não só pela qualidade táctico - técnica, mas pela sua capacidade de superação ….

Boa sorte, e que a época corra consoante o Xico planeou. Espero que atinjam os objectivos a que se propõem!
Alma Eléctrico!


Por...

Futsal - época 2011/12

No próximo dia 01 de Outubro, têm ínicio as competições oficiais para a equipa de futsal sénior do Eléctrico FC. A prestação e classificações deste clube alentejano não tem termo de comparação com nenhum outro Clube do distrito de Portalegre. Sempre a melhorar a classificação final, entendemos nós (blog) que o grupo tem todas as condições para ainda melhorar mais. Quem tem o previlégio de assistir aos jogos, mais do que a sensação, tem a certeza que jogo após jogo, ano após ano, a equipa tem os seus processos bem assimilados, um entrosamento perfeito entre os atletas fruto de longos anos a jogarem juntos e claro, a qualidade dos mesmos tinha e tem de ser muito acima da média. Estamos presentes perante uma geração que dificilmente será esquecida!!
O blog Pixeis de Desporto faz votos para que o Eléctrico FC tenha um bom desempenho na época e que apareça a pontinha de sorte, para realizarem a melhor época até agora conseguida, quiçá para serem Campeões.
Foto captada no Torneio Triângular do Eléctrico FC, em 17.09.2011
Jogo: Eléctrico FC vs Sp. Viana do Alentejo

Divulgação


Agenda Desportiva

01 Outubro:
Futsal
18 horas  Eléctrico FC  vs  ARCD Mendiga
Taça de Portugal  -  1.ª Eliminatória
Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte de Sôr

Futebol 11
Visualizar agenda semanal n.º 1 - AFP